Depois de se ter tornado conhecido por ser um dos herdeiros da fortuna de Marco Paulo, Eduardo Ferreira poderá capitalizar o mediatismo já nas próximas eleições autárquicas. O bombeiro natural de Braga recorreu ao Instagram para manifestar o seu desejo de enveredar por uma carreira política.
"Conhecida é a minha paixão pela minha aldeia! Quem sabe, portanto, concretizar um dos meus sonhos e, possivelmente, no futuro, explorar a veia política? Acordar Oliveira S. Pedro", escreveu Eduardo Ferreira. O bombeiro refere-se à extinta freguesia de Oliveira São Pedro, e que agora pertence à União de Freguesias de Guisande e Oliveira São Pedro. Esta união de freguesias é atualmente presidida por Augusto Vieira de Carvalho, do PSD.
De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, Eduardo Ferreira terá de constar numa lista de um partido, coligação partidária ou grupo de cidadãos eleitores, que terá de ser apresentada "perante o juiz do juízo de competência genérica com jurisdição no respetivo município, salvo quando o mesmo esteja abrangido por juízo local cível, caso em que as listas são apresentadas perante o respetivo juiz, até ao 55.º dia anterior à data do ato eleitoral". As autárquicas de 2025 acontecem em setembro, embora o governo ainda não tenha decretado a data (o que tem de ser feito com, pelo menos, 80 dias de antecedência).
A não ser que seja "ministro de qualquer religião ou culto" ou esteja em situação de falência ou insolvência, o bombeiro bracarense preenche todos os requisitos legais para ser candidato, de acordo com as informações disponíveis no site da secretaria geral do ministério da Administração Interna.
Eduardo Ferreira herdou 10% da fortuna de Marco Paulo, tendo sido a restante percentagem atribuída ao compadre António Coelho e ao afilhado Marco António. Apesar de se ter especulado inicialmente que os bens deixados em testamento pelo cantor poderiam ascender aos 60 milhões de euros, de acordo com a revista "Sábado" este valor poderá ser substancialmente mais baixo. A publicação adianta que a avaliação dos imóveis não ultrapassará os 6 milhões de euros. O bombeiro de 39 anos conheceu Marco Paulo em 2021, dois anos após a corporação à qual pertence ter partilhado nas redes sociais um vídeo a cantar uma música do artista. Desde então e até à morte de Marco Paulo, ambos mantiveram uma amizade próxima. Marco Paulo morreu a 24 de outubro de 2024 aos 79 anos.