O novo anúncio de Sydney Sweeney para a American Eagle está a incendiar as redes sociais e não pelas razões que a marca esperava. A atriz de 27 anos tornou-se o rosto da campanha de outono da marca norte-americana, que brinca com o trocadilho entre jeans (calças de ganga) e genes (de genética). Mas o humor do anúncio foi interpretado por alguns como sendo tudo menos inocente.

Com o slogan "Sydney Sweeney has great jeans" (Sydney Sweeney tem uns jeans incríveis/ótimos genes, em português), a atriz aparece em várias imagens vestida com diferentes peças de ganga. Num dos vídeos, enquanto aperta as calças, reflete sobre o assunto. "Os genes passam-se dos pais para os filhos, determinando características como a cor do cabelo, a personalidade e até os olhos. Os meus jeans/genes são azuis", diz.

Noutro momento, enquanto veste um macacão de ganga decotado, a câmara percorre o seu corpo. "A composição do meu corpo é determinada pelos meus genes", antes de olhar para a câmara e dizer: "Hey, [foquem-se] aqui em cima". E nada disto caiu bem, tendo havido uma chuva de comentários nas redes sociais a criticar a atriz.

No que diz respeito ao jogo de palavras que serve de bandeira à campanha, os críticos disseram que isso transmite uma mensagem racializada e próxima da eugenia, o conjunto dos métodos que visam melhorar o património genético de grupos humanos, dando a impressão de que estava a promover ideais que piscam o olho à supremacia branca, diz o "Daily Mail".

Veja os vídeos

Na plataforma TikTok, uma utilizadora chamada Angie analisou o vídeo e apontou essa questão taxativamente. "Enquanto a câmara percorre o corpo dela, ela fala da árvore genealógica, do cabelo loiro, dos olhos azuis e dos genes incríveis. Isto está a glorificar padrões raciais muito específicos", comentou. E não foi a única.

Vários comentários no Instagram oficial da marca foram ainda mais diretos. "Isto é literalmente Alemanha nos anos 30 com ganga por cima” ou “Bem-vindos de volta aos anos 30”, comentaram alguns utilizadores, aludindo para uma suposta glorificação estética associada à supremacia branca e às ideias de eugenia promovidas durante o regime nazi.

Ex de Glen Powell fala sobre os rumores de traição com Sydney Sweeney. "Espero que estejam apaixonados"
Ex de Glen Powell fala sobre os rumores de traição com Sydney Sweeney. "Espero que estejam apaixonados"
Ver artigo

"Isto acontece quando não há uma única pessoa que não seja branca na sala onde se tomam decisões", ripostou outro utilizador. A par disso, houve quem garantisse que nunca mais voltaria a comprar na American Eagle, acusando ainda a campanha de ser um exemplo evidente de “rage bait” (conteúdos provocadores feito propositadamente para gerar reações e polémicas).

Ainda assim, não faltou quem saísse em defesa de Sydney Sweeney. No X (antigo Twitter), os apoiantes da atriz consideraram as críticas exageradas. “Se achas que um trocadilho entre jeans e genes é um apelo à eugenia, precisas urgentemente de pôr o telemóvel de lado”, escreveu um utilizador. Outro disse que se trata apenas " de uma campanha de ganga, não de um manifesto nazi" e que "nem todas as loiras de olhos azuis são supremacistas".

Veja as fotos da campanha