Apesar de ainda faltarem dois meses para o Carnaval, que se celebra a 4 de março, as preparações para um dos feriados mais animados do ano já começaram, e a folia já se faz sentir - especialmente no Brasil. Sendo este um país muito conhecido pela sua festa nesta altura do ano, os desfiles estão a ser preparados pelas várias escolas de samba, que até já escolheram as caras conhecidas que as vão representar.

Se vai começar a correr em 2025 a melhor forma de se motivar é entrar em corridas. Veja as que aí vêm já em janeiro
Se vai começar a correr em 2025 a melhor forma de se motivar é entrar em corridas. Veja as que aí vêm já em janeiro
Ver artigo

As famosas estão a preparar-se para os dias 1, 2, 3 e 4 de março, que é quando tudo acontece pelo país fora. Ao todo, são três os títulos que estas celebridades podem ter, indo de rainha de bateria a musa e madrinha - mas já lá vamos.

Sabrina Sato é novamente a rainha de bateria das escolas de samba Gaviões da Fiel e Unidos de Vila Isabel, desfilando já há vários anos pelas duas escolas, e, por isso, vai desfilar não só no Rio de Janeiro como também em São Paulo. Já a conhecida atriz Paolla Oliveira, que vai fazer parte do elenco da segunda temporada de “Rabo de Peixe”, vai desfilar mais uma vez como rainha de bateria da Grande Rio.

A cantora Lexa será, pelo quinto ano consecutivo, rainha de bateria da Unidos da Tijuca, escola de samba do Rio de Janeiro, e desfila pela primeira vez grávida. Flávia Alessandra, atriz brasileira de 50 anos, vai fazer a sua estreia no Sambódromo como musa do Salgueiro, e Viviane Araújo foi a escolhida por esta escola para rainha de bateria, como tem sido nos últimos anos. Erika Januza, apresentadora e modelo, volta a ser rainha de bateria da Unidos da Viradouro, papel que desempenha desde novembro de 2021.

Tati Minerato, uma das vencedoras do reality show “Power Couple” do Brasil, será a rainha de bateria da Estácio de Sá. Ao mesmo tempo, será musa da Mocidade Independente de Padre Miguel. A ex-concorrente de “A Fazenda” Erika Schneider será também uma das musas da Mocidade Independente de Padre Miguel e, continuando na onda dos reality shows, Isabelle Nogueira e Alane Dias, duas ex-concorrentes do “Big Brother Brasil”, vão ser as musas da Grande Rio. 

Espreite a fotogaleria.

Ao todo, são três os títulos que estas celebridades podem ter, indo de rainha de bateria a musa e madrinha. Todas elas igualmente importantes, a rainha de bateria é quem faz a comunicação fluir entre a bateria (grupo de músicos responsável pelo espetáculo) e o público durante os desfiles, segundo o site do “Brasil Escola”. A rainha, além de deixar o ambiente mais animado, traz também notoriedade mediática à escola pela qual foi escolhida, ajudando a impressionar os juízes para receberem uma pontuação mais alta.

Já a musa ganha esse nome devido às ações benéficas que presta à escola a que pertence e desfila em cima dos carros alegóricos, de acordo com o "UOL", sendo que as escolas de samba podem escolher mais do que uma musa. A madrinha, por fim, é alguém ou importante para a escola ou que será homenageada, tendo dado apoio a um setor da escola (ala, bateria, etc) ou todo o estabelecimento. A par disto, as suas funções assemelham-se às da rainha, já que também acompanha a bateria e interage com o público, explica a "Folha Londrina".