José Castelo Branco é a única pessoa com total acesso ao cofre da residência que partilhava com a mulher, Betty Grafstein, 95 anos, que lhe moveu um processo de violência doméstica. O socialite, 61 anos, é o único a ter o código do cofre onde estão guardadas as joias que o casal tem em Portugal. Mas Castelo Branco avisa que as joias que lá estão são todas dele e já terá mesmo levado a quase totalidade das mesmas para Nova Iorque. A questão surgiu após uma revelação feita por Maya, que tem fontes muito próximas do casal.
"As joias são minhas. Umas a Betty deu-me e outras são minhas. Enquanto for casado com a Betty, as joias são nossas. E neste caso, muitas das joias são minhas". Foi assim que Castelo Branco reagiu na sua página de Instagram após ter sido tornada pública a questão do acesso às joias, e numa altura em que decorre um processo contra ele, que está proibido de se aproximar da mulher.
Este tema foi alvo de análise e de comentário no programa "Noite de Estrelas", emitido no canal CMTV. "Há quem diga que também há joias no Palacete de Sintra", refere Maya. A apresentadora do programa menciona que José Castelo Branco é a única pessoa que sabe o código do cofre, no qual se encontram as joias da empresária. "Haverá um cofre fechado em Sintra, cujo código só é sabido por José Castelo Branco e lady Betty, que não se recorda do código", ressalta Maya, que assegura que foi uma pessoa "muito próxima do casal há uns anos" que lhe revelou essa informação.
O socialite, de 61 anos, menciona que as joias estão em Nova Iorque. "Das joias, mas quais joias? Eu vou roubar-me a mim próprio? As joias estão muito bem a salvo, estão todas em Nova Iorque, que eu entreguei a uma pessoa da minha maior confiança", disse José Castelo Branco no vídeo em direto no Instagram.