5 de novembro é o dia da 60.ª eleição presidencial da história dos Estados Unidos. Do lado dos democratas, Kamala Harris, escolhida pelo partido após Joe Biden desistir de se recandidatar ao cargo, do lado dos republicanos, o ex-presidente Donald Trump.
A ABC é o canal escolhido para transmitir o primeiro confronto televisivo entre Trump e Harris. David Muir e Linsey Davis são os jornalistas que irão moderar o debate, que não terá público. Os candidatos não poderão ter consigo notas escritas e, quando um estiver a falar, o microfone do outro estará desligado. O debate acontecerá no National Constitution Center, na cidade de Filadélfia. Kamala Harris aparecerá do lado direito do ecrã e Donald Trump será o último a falar. Os candidatos só podem ter consigo uma garrafa de água, uma caneta e um bloco de notas.
De acordo com a mais recente sondagem do projeto de jornalismo de dados 538, Kamala Harris está à frente nas sondagens, com 47,2%, contra os 44,4% de Donald Trump. Números que podem oscilar após as 21 horas (duas da manhã em Lisboa) desta terça-feira.
O público português vai poder acompanhar o debate em direto na SIC Notícias, CNN Portugal e RTP3, que farão emissões especiais, com comentadores em estúdio, de acompanhamento e análise do confronto. Para quem preferir uma emissão livre de comentários e com legendas em inglês, o debate será transmitido em direto na plataforma de streaming Disney +.
Hollywood sempre foi mais democrata do que republicana, por isso não é de espantar que haja mais celebridades que apoiem Kamala Harris (ou que, pelo menos, o manifestem publicamente). Desde George Clooney, que escreveu um apelo público no "The New York Times" a pedir a Joe Biden que desistisse da corrida presidencial, a Olivia Rodrigo, que tem-se manifestado publicamente pela reinstituição do direito ao aborto, são várias as caras conhecidas que apoiam a candidatura de Kamala Harris.
Conheça as celebridades que apoiam Kamala Harris
Do lado republicano, são menos os nomes famosos que manifestam o seu apoio a Donald Trump, sendo que um deles é um fã de peso. Trata-se de Elon Musk, CEO da Tesla, dono da rede social X e o homem mais rico do mundo. Apesar destes elencos recheados de estrelas, duas incógnitas permanecem: as duas maiores estrelas pop do mundo, Taylor Swift e Beyoncé, ainda não manifestaram publicamente o seu apoio a um dos candidatos.
Conheça as celebridades que apoiam Donald Trump
E se Beyoncé já deu, de certa forma, o seu apoio tácito a Kamala Harris, ao autorizar que a sua música "Freedom" seja utilizada nas ações de campanha da atual vice-presidente dos Estados Unidos, a especulação em torno de quem apoiará Swift mantém-se. E tem aumentado nos últimos dias, devido a uma polémica (infundada, até certo ponto).
A cantora e o namorado, o jogador da NFL Travis Kelce, foram fotografados no US Open com Patrick e Brittany Mahomes. Patrick é colega de Travis nos Kansas City Chiefs e a mulher foi visada num dos discursos de Trump. O ex-presidente norte-americano agradeceu publicamente o apoio de Brittany Mahomes que, no passado, colocou 'gosto' nas redes sociais da candidatura republicana (embora nunca tenha falado publicamente sobre o tema).
A amizade de Taylor Swift e Brittany Mahomes levou a que, nas redes sociais, muitos questionassem o facto de a cantora se relacionar com apoiantes de Donald Trump (não tendo ela manifestado publicamente a sua opção política nesta eleição).