No primeiro fim de semana de maio, dias 6 e 7, Charles Philip Arthur George será coroado e vai tornar-se oficialmente chefe da Igreja de Inglaterra e chefe de Estado. Estarão presentes 2000 pessoas na cerimónia que decorrerá na abadia de Westminster às 11 horas da manhã de sábado, dia 6 de maio, entre os quais membros da família real britânica e representantes de casas reais de todo o Mundo, líderes mundiais e chefes de Estado.

Coroação do rei Carlos III. Toda a informação prática que precisa de saber (sem pormenores chatos)
Coroação do rei Carlos III. Toda a informação prática que precisa de saber (sem pormenores chatos)
Ver artigo

Da família real britânica estarão presentes os príncipes Ana, André e Eduardo, os três irmãos de Carlos III. O príncipe William, como herdeiro do trono e futuro rei, estará presente ao lado de Kate Middleton, princesa de Gales. Já o príncipe George, 9 anos, será um dos oito pajens de honra e, segundo a “Sky News”, deverá estar presente na varanda do Palácio de Buckingham, juntamente com os irmãos, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, os pais, o rei Carlos III e a mulher, Camilla, que também será coroada rainha. Também estarão presentes os filhos do primeiro casamento da rainha Camilla com Andrew Parker Bowles, Tom Parker Bowles e Laura Lopes.

Enquanto o príncipe Harry, filho mais novo do rei, vai marcar presença na coroação, apesar de se esperar que não tenha um papel formal na cerimónia, Meghan, a duquesa de Sussex, ficará na Califórnia com os filhos, príncipe Archie e a princesa Lilibet.

O príncipe Albert e a princesa Charlene do Mónaco foram os primeiros membros da realeza europeia a confirmar a sua presença na cerimónia. “Tenho a certeza de que será uma cerimónia incrível e muito comovente. Mantivemos contacto desde que Sua Majestade se tornou rei, mas não falei com ele pessoalmente desde o funeral da rainha”, disse Alberto à “People”.

O príncipe herdeiro do Japão Akishino e a princesa Kiko também estarão presentes na coroação de Carlos III, segundo confirmou a Casa Imperial no início do mês de abril. Já o príncipe herdeiro Frederik e a princesa Mary irão representar a família real dinamarquesa. Contudo, a rainha Margarida, que era próxima da rainha Isabel II, não irá comparecer à cerimónia, segundo a “Town & Country”.

O rei Carl XVI Gustaf e a filha, a princesa Victoria, estarão na cerimónia em representação da Suécia e o rei Felipe e a rainha Letizia em nome da família real espanhola. Quanto à Noruega, o príncipe herdeiro Haakon e a princesa herdeira Mette-Marit confirmaram a sua presença e o grão-duque Henri e a grã-duquesa Maria Teresa, do Luxemburgo, também. Além disso, a rainha Anne-Marie e o príncipe herdeiro Pavlos, membros da antiga família real grega, estarão presentes e o rei Willem-Alexander e a rainha Máxima dos Países Baixos também.

O rei Tuheitia e Makau Ariki Atawhau irão comparecer à cerimónia com a delegação da Nova Zelândia, bem como o rei Philippe e a rainha Mathilde da Bélgica. Ainda, estará presente Edward Fitzalan-Howard, conde marechal do Reino Unido e 18º duque de Norfolk.

Espreite os principais convidados para a coroação do rei Carlos III.

Estarão também presentes líderes mundiais como Ursula von der Lyen, presidente da Comissão Europeia, e os chefes de Estado Emmanuel Macron, da França, Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha, Andrzej Duda, da Polónia, e Ferdinand Marcos Jr, das Filipinas, avança o “Jornal de Notícias”. O presidente do Brasil Lula da Silva também confirmou presença, assim como Rishi Sunak, o primeiro-ministro britânico, e a sua mulher, Akshata Murthy, com outros membros do Governo.