Apesar de ser oficialmente rei desde o dia em que a mãe morreu, a 8 de setembro de 2022, será no primeiro fim de semana de maio que Charles Philip Arthur George será coroado, tornando-se assim oficialmente chefe da Igreja de Inglaterra (também designada por Igreja Anglicana) e chefe de Estado.

Rei Carlos III proíbe foie gras em todos os banquetes organizados pela casa real britânica
Rei Carlos III proíbe foie gras em todos os banquetes organizados pela casa real britânica
Ver artigo

Às 11 da manhã de sábado, 6 de maio, começa a cerimónia na abadia de Westminster, na qual estarão presentes 2000 pessoas, entre os quais membros da família real britânica e representantes casas reais de todo o Mundo. A 2 de junho de 1952, a cerimónia de entronização de Isabel II durou três horas, naquele que foi o primeiro evento transmitido internacionalmente da história da televisão. 71 anos volvidos, a cerimónia durará apenas 60 minutos.

A missa da coroação de Carlos III será conduzida pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby. A coroação do monarca de 74 anos será também o momento em que a mulher, Camilla, de 75, será tornada rainha. O casal chegará à abadia de Westminster vindo do palácio de Buckingham. Já coroados, Carlos e Camilla deslocar-se-ão na Gold State Coach, um coche com quase 300 anos. Foi usado pela primeira vez pelo rei Jorge III na abertura do Parlamento, em 1762, e tem sido usado em todas as coroações desde a do rei Guilherme IV, em 1831.

Golden State Coach
Golden State Coach créditos: Casa Real Britânica

O que acontece na cerimónia?

De acordo com a revista "Town and Country", a cerimónia religiosa incluirá seis momentos.

  1. O reconhecimento: o rei coloca-se ao lado do trono (uma peça feita em carvalho, que tem 700 anos) enquanto o arcebispo da Cantuária o apresenta à congregação. Os presentes irão dizer "God save the King!";
  2. O juramento: Carlos III jura defender a Igreja de Inglaterra e a lei;
  3. A unção: depois de retirar o manto e de se sentar no trono, o arcebispo unge o monarca com óleo sagrado (a sacralização aconteceu em março, no Santo Sepulcro, em Jerusalém, de acordo com a "Town and Country"). Esta tradição terá mais de 3000 anos e será inspirada na unção do rei Salomão, descrita no Antigo Testamento;
  4. A investidura: o rei Carlos III recebe dois ceptros e um globo. Um dos ceptros representa o seu papel espiritual e o outro o seu poder temporal e de boa governança. O globo simboliza a autoridade religiosa e moral. O monarca vai também receber um anel, que lhe será colocado na mão direita;
  5. A coroação: após os rituais supracitados, a coroa de Santo Eduardo será colocada na cabeça do monarca pelo arcebispo da Cantuária;
  6. A homenagem: noutras ocasiões anteriores, este é o momento em que príncipes, o arcebispo e outros membros séniores da família real fazem uma vénia, prestando homenagem e jurando fidelidade ao monarca. Não é certo que aconteça durante a coroação de Carlos III.
A coroa de Santo Eduardo
A coroa de Santo Eduardo créditos: Royal Collection Trust

Depois da Procissão da Coroação, os reis aparecerão à varanda do palácio do Buckingham, juntamente com os membros da família real britânica, para cumprimentar os súbditos, e assim terminam as celebrações de sábado.

Onde vou poder ver a coroação?

O canal oficial de Youtube da casa real britânica deverá emitir em direto os momentos mais marcantes do fim de semana da coroação. A BBC, estação pública de televisão britânica, é a emissora que detém os direitos de transmissão da cerimónia da coroação e também do concerto.

Quem vai atuar no concerto da coroação?

No domingo, 7 de maio, a partir das 20 horas, a BBC transmite em direto do Castelo de Windsor o Concerto da Coroação. Kirsty Young, apresentadora de rádio e televisão escocesa, será a anfitriã do evento, que contará com atuações da boysband britânica Take That, Katy Perry, Lionel Richie, Andrea Bocelli e Bryn Terfel.

Um coro composto por elementos de vários coros também irá atuar. Nomes como Elton John, Harry Styles e as Spice Girls recusaram o convite para atuar no espetáculo que celebra a coroação do rei Carlos III, devido a questões de agenda.

Então e o príncipe Harry?

Apesar de já não ser membro sénior da família real britânica, o filho mais novo do rei Carlos III estará presente na cerimónia de coroação. No entanto, Harry viajará da Califórnia para Londres sozinho, uma vez que nem Meghan Markle nem os filhos o acompanharão. O dia da coroação coincide com o quarto aniversário de Archie, o filho mais velho dos duques de Sussex.

Harry e Meghan abandonaram as funções de membros séniores da família real britânica no início de 2020, depois de um longo processo de negociação, como foi amplamente divulgado pelo casal, quer no documentário da Netflix "Harry e Meghan" quer no livro de memórias do príncipe "Na Sombra".

Quanto custa e quem é que paga?

Uma vez que se trata de uma cerimónia de Estado, a coroação do rei Carlos III será paga pelo governo britânico. Ou seja, pelos contribuintes. De acordo com o "Daily Mail", a Operation Golden Orb, comissão organizadora da coroação, prevê que os eventos custem cerca de 100 milhões de libras (113 milhões de euros). No entanto, é expectável que a venda de direitos da transmissão televisiva, além dos ganhos obtidos pelo maior fluxo de turistas, resultem num saldo positivo para os cofres do Estado.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.