É oficial: daqui para a frente, os banquetes reais já não vão contar com foie gras na carta. A informação foi divulgada numa carta enviada pelo Palácio de Buckingham à PETA, uma organização não governamental que se dedica aos direitos dos animais, avança a "BBC News".

A missiva confirma ainda que a proibição desta iguaria (que, em português, significa fígado gordo), que consiste em fígado de patos ou gansos alimentados até à exaustão, se aplica a todas as residências da família real britânica, incluindo Balmoral, Sandringham, Windsor, Hillsborough e, claro, a residência oficial do rei e da rainha consorte, o Palácio de Buckingham. Esta é uma medida em vigor nas suas propriedades há mais de uma década e que agora, enquanto rei, se estende a todas as outras.

Elisa Allen, vice-presidente da instituição a quem a carta foi enviada, elogiou o gesto do monarca. "Deviam seguir o exemplo do rei e deixar o foie gras de fora do cardápio neste Natal e daqui em diante", enfatiza, citada pela publicação britânica. "As imagens das aves a serem dolorosamente alimentadas à força são suficientes para fazer qualquer um perder o apetite", acrescentou.

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Por detrás desta decisão estará o percurso de ativismo ambiental que Carlos III tem trilhado desde jovem. Por exemplo, com apenas 21 anos, fez um discurso para um comité no País de Gales, no qual alertava para as implicações ambientais que o petróleo e os resíduos de plástico acarretam.

Desde então, tem sido bastante transparente ao defender as questões ambientais no Parlamento Europeu e em conferências globais, como a COP26, em 2021, cimeira na qual discursou sobre o papel do setor privado na aceleração da transição para a extinção das emissões de dióxido de carbono.

Mas a sua luta não se fica por aqui. Em 1990, Carlos III fundou uma empresa de alimentos orgânicos, a Duchy Originals. O objetivo da empresa é vender este género de produtos e ajudar a manter pequenas propriedades agrícolas familiares em todo o Reino Unido, desempenhando um papel vital neste movimento, esclarece a "Tasting Table". Desde então, tornou-se um dos grandes nomes de marcas associadas à comercialização de produtos orgânicos do país.