"Este país foi construído com o sangue de escravos!", terá gritado o homem, antes de atirar vários ovos. O objetivo era atingir o rei Carlos III e a rainha consorte, Camilla, que visitavam Micklegate Bar, em York.

O monarca, que estava a falar com uma mulher, nem sequer se desviou, desvalorizando o episódio. No entanto, o seu corpo de segurança pode ser visto no vídeo abaixo a movimentar-se, tentando resguardar o rei dos ovos voadores, um dos quais se quebrou mesmo aos pés de Carlos III.

Veja o vídeo

Carlos e Camilla foram retirados de imediato do local e, depois, o autor do protesto foi imobilizado pela polícia, tendo sido detido. Os populares que se encontravam no local apuparam o homem e também gritaram "God save the King" ("Deus salve o rei").

De acordo com o "Daily Mail", o autor do ataque chama-se Patrick Thelwell. É um ativista do grupo Extinction Rebellion e foi candidato à assembleia municipal de York pelo partido ecologista britânico. Curiosamente, e como se pode ver pelo seu site oficial, Patrick partilha vários valores e causas com o rei Carlos III, nomeadamente a necessidade de uma agricultura sustentável e a urgência de tomar medidas para combater a crise climática.