Nena é autora e intérprete de “Teorias da Conspiração”, uma das 20 canções em competição na 58ª edição do Festival da Canção, na RTP, que na final a 9 de março vai apurar o artista que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2024 em maio, em Malmo, na Suécia.

A cantora esteve presente no evento de apresentação do programa de entretenimento da RTP no Musicbox, em Lisboa, e contou à MAGG como foi receber o convite para participar no concurso, já que foi uma das artistas convidadas, e ainda partilhou uma curiosidade caricata.

Festival da Canção 2024. Conheça os artistas e as 20 canções em competição
Festival da Canção 2024. Conheça os artistas e as 20 canções em competição
Ver artigo

“Foi mesmo muito especial. Eu acho que qualquer artista português, diria eu, estou a generalizar, tem assim este 'bichinho' de participar no Festival da Canção. De repente receber este convite da RTP é mesmo uma enorme honra”, garantiu Nena. “É mesmo especial finalmente poder participar com a minha canção e espero que as pessoas lá em casa gostem”, acrescentou.

Apesar do “bichinho”, Nena “nunca” se tinha candidatado ao concurso, dado que este também escolhe alguns artistas no âmbito da livre submissão aberta ao público. Contudo, “era uma coisa que queria concretizar” e que estava na sua “bucketlist”.

Quanto à possibilidade de ganhar, Nena afirma que “só o público dirá”. “Eu já fiz a minha parte. É uma canção da qual estou orgulhosa e espero que as pessoas gostem, mas agora está do lado do público. Veremos”, afirmou.

Representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2024 “seria mesmo especial” para Nena, até porque a cantora já esteve a trabalhar no concurso, mas de uma forma diferente.

“Há uns anos, quando o Salvador [Sobral] ganhou e foi cá a Eurovisão na Altice Arena [em 2018], eu participei a vender merchandising. De repente, passar de vender t-shirts, entre outras coisas, para poder realmente cantar no palco do Festival da Canção é mesmo incrível. É um sonho tornado realidade e, por isso, vou dar o meu melhor”, contou à MAGG.

Além de autora de “Teorias da Conspiração”, Nena é também a intérprete. “Acho que a parte que também me dá mais gozo é escrever as minhas próprias músicas e, por isso, achei que o que faria sentido era vir como compositora e intérprete. A minha canção é muito feliz, muito romântica e fala sobre um casal combater as adversidades do dia a dia juntos. Estou orgulhosa”, explicou.

No dia 18 de maio, Nena vai atuar no Super Bock Arena, no Porto, e a cantora garante que o verão vai ser “cheio de concertos” e que “vem aí muita música nova”. “Acho que nestes próximos anos me vou focar um bocadinho mais em lançar músicas para as pessoas poderem ouvir as coisas novas que tenho vindo a escrever e quem sabe um segundo disco”, adiantou.