"Fui recentemente submetida à minha quinta e, espero eu, última cirurgia na minha luta contra o cancro da mama", revelou no Instagram Olivia Munn. A atriz de 43 anos, que foi diagnosticada com a doença no ano passado e fez uma mastectomia dupla, disse à "Vogue" que retirou o útero, as trompas de Falópio e os ovários.

De acordo com a atriz, o procedimento foi levado a cabo em abril e assumiu-se como uma alternativa a um medicamento para o tratamento do cancro que esta tinha de tomar e que lhe estava a causar uma "exaustão debilitante e de outro mundo". E a artista decidiu fazê-lo, uma vez que não queria que esta fadiga causada pelo medicamento a fizesse perder os melhores momentos com o filho, Malcolm, de 2 anos.

"Foi uma decisão difícil de tomar, mas foi a melhor decisão para mim, porque precisava de estar presente para a minha família", explica a atriz, citada pela publicação norte-americana, acrescentando que os amigos lhe diziam que o filho não se ia lembrar de nada, caso tomasse os comprimidos. "Eu não parava de pensar: 'Vou lembrar-me disto, que perdi todas estas coisas'. É a infância dele, mas é a minha maternidade, e eu não quero perder nenhuma destas partes se não tiver de o fazer", continuou.

No entanto, embora a histerectomia e ovariectomia fosse sinónimo de que a sua qualidade de vida ia melhorar, significava também que já não poderia ter mais filhos com o companheiro, John Mulaney. "O John e eu falámos muito sobre isso e não sentimos que tenhamos acabado de fazer a nossa família crescer", contrapõe a atriz, dando a entender que não são estes procedimentos que vão pará-la.

TikToker com cancro terminal morre aos 26 anos. "Ela viveu exatamente como queria"
TikToker com cancro terminal morre aos 26 anos. "Ela viveu exatamente como queria"
Ver artigo

A atriz já tinha congelado os óvulos duas vezes anteriormente e, como sabia que ia fazer a histerectomia, fez outra colheita antes de avançar com a cirurgia, na esperança de conseguir ter um embrião que pudesse ser utilizado por via de gestação de substituição – e conseguiu dois. "O John e eu começámos a chorar. Foi muito emocionante porque, para além de o termos conseguido numa única colheita, também significava que eu não tinha de continuar a correr riscos", afirmou.

Olivia Munn descobriu que tinha cancro na mama em março de 2023. Em causa estava um cancro do tipo Luminal B, conhecido pela sua alta taxa de proliferação, que só foi descoberto depois de quase uma centena de testes terem dado negativo. O cancro era "agressivo" e de "rápida evolução", mas foi diagnosticado a tempo de fazer as mastectomias, revelou a atriz no Instagram na altura.

A artista já tinha feito cerca de 90 testes genéticos diferentes, depois de ter sido identificada uma "alta pontuação numa avaliação do risco de cancro da mama". Contudo, só o resultado de uma biópsia é que mostrou que a estrela do cinema, que foi operada 30 dias depois, tinha cancro Luminal B em ambos os seios.

Olivia Munn entrou em filmes de sucesso, como "Magic Mike", "Homem de Ferro 2",  "X-Men: Apocalipse", "O Predador", assim como na série da HBO Max "The Newsroom". A atriz namora com o atual companheiro, John Mulaney, desde 2021, ano que também ditou o crescimento da família da dupla, já que foi nessa altura que deram as boas-vindas a Malcolm, o primeiro filho do casal.