Os eleitores norte-americanos decidem esta terça-feira, 5 de novembro, quem vai ser o 47.º presidente dos Estados Unidos. Com uma variante nesta formulação: pela segunda vez na história daquele país, o 47.º ocupante da Casa Branca poderá ser uma ocupante. Hillary Clinton falhou esse objetivo em 2016, perdendo para Donald J. Trump. O mesmo homem que, no boletim de voto de 2024, é a escolha republicana para liderar os destinos da América. A outra opção é a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA.
77,6 milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente, de acordo com o "The Guardian", o que significa que cerca de um terço da população elegível para participar no sufrágio já decidiu quem vai ser o próximo presidente norte-americano.
Mas não é apenas o presidente e vice-presidente que os norte-americanos decidem esta terça-feira. Serão também decididos os 435 lugares da Câmara dos Representantes, 34 dos 100 lugares do Senado o que, em conjunto, decidirá a composição do 119º Congresso. 13 estados e governos territoriais, além de várias eleições estatais e locais, também terão lugar esta terça-feira.
Nascidos em costas opostas, Donald J. Trump e Kamala Harris não podiam ter percursos, ideias e posturas públicas mais diferentes. As suas vidas e famílias também diferem radicalmente, com o republicano de 78 anos a ir no terceiro casamento e a democrata de 60 a ter apenas um enlace com o atual marido, Doug Emhoff.
Mas há um pormenor muito curioso que têm em comum: o pai de Kamala Harris tem o mesmo nome do seu oponente. A candidata democrata é filha de Donald J. Harris, sendo que a diferença é que o J. do progenitor da atual vice-presidente é de Jasper e o de Trump é de John.
Conheça melhor as vidas pessoais dos candidatos à Casa Branca
Donald J. Trump: 3 casamentos, 5 filhos e muitas polémicas
Nascido em Queens, nos subúrbios de Nova Iorque, Donald John Trump cresceu no seio de uma família abastada. O pai, Frederick Christ Trump Sr., que morreu em 1999, era empresário na área do imobiliário e construção civil, passos que, depois, o filho lhe viria a seguir. A mãe, Mary Anne MacLeod Trump, nascida na Escócia, foi dona de casa e criou Donald e os quatro irmãos: Maryanne, que morreu em 2019, Fred Jr., que morreu em 1981 com apenas 42 anos, Robert, que morreu em 2020, e Elizabeth, a única dos irmãos Trump que, além de Donald, continua viva.
Um dos maiores críticos à entrada de imigrantes nos Estados Unidos, os quais já acusou de vários crimes, entre violações, roubos e "comer gatos e cães", dois dos três casamentos de Donald Trump aconteceram com mulheres estrangeiras.
Aos 31 anos, Trump casa-se com uma jovem modelo oriunda da antiga Checoslováquia chamada Ivana Marie Zelníčková. Donald e Ivana Trump casaram-se em 1977 e, até 1990, foram um dos casais mais badalados da alta sociedade nova-iorquina. Deste casamento, nasceram Donald Jr, de 46 anos, Ivanka, de 43 e Eric, de 40.
O enlace aparentemente cor de rosa acabaria com um escândalo muito público, quando Ivana descobriu que Donald mantinha uma relação extraconjugal com a atriz Marla Maples. Após o divórcio de Ivana, Trump casou-se com Marla e desta relação nasceu Tiffany, de 31 anos. Este segundo enlace terminou em 1999, mesmo a tempo de a seta do Cupido acertar novamente no coração do que viria a ser o 45.º presidente dos Estados Unidos.
Melanija Knavs, uma modelo nascida na antiga Jugoslávia (atual Eslovénia), cruza-se no caminho de Donald Trump em 1998. Ainda casado com Marla Maples, o então empresário encanta-se por Melania, iniciam uma relação pouco tempo depois e, após uma breve separação, ficam noivos em 2004. Casaram-se em 2005 e, em 2006, nasceu o filho mais novo de Trump, Barron, atualmente com 18 anos.
Donald Trump tem 10 netos, todos dos filhos do casamento com Ivana Trump. Donald Trump Jr. é pai de Kai, de 17 anos, Donald John Trump III, de 15, Tristan, de 13, Spencer, de 12 e Chloe, de 10, fruto do casamento, entretanto terminado, com Vanessa Haydon. Mantém um relacionamento há seis anos com a comentadora política Kimberly Guilfoyle. Ivanka é mãe de Arabella Rose, de 13 anos, Joseph, de 11 e Theodore, de 8, fruto do casamento com Jared Kushner. Eric Trump é casado com Lara Yunaska, de quem tem dois filhos: Eric, de 7 anos e Carolina, de 5.
Percorra a fotogaleria
Kamala Harris: pais divorciados e "uma família muito moderna"
Após ter sido nomeado candidato a vice-presidente dos EUA, J.D. Vance disse, num discurso, que o país era governado "por um monte de senhoras com gatos e sem filhos", que levavam "vidas deprimentes, fruto das escolhas" que tinham feito, e que queriam "tornar o país igualmente deprimente". A narrativa, embora de forma indireta, era apontada a Kamala Harris. A candidata à presidência dos Estados Unidos não tem filhos e casou-se pela primeira vez aos 46 anos.
No podcast "Call Her Daddy", de Alex Cooper, Harris respondeu às críticas de Vance e de outros republicanos como Sarah Huckabee Sanders, que disse que Kamala não entendia totalmente a realidade das mulheres por não ter filhos.
"São afirmações maldosas e de mau tom", afirmou a atual vice-presidente dos Estados Unidos. "Nós temos a nossa família de sangue e a nossa família por amor. Eu tenho ambas. E considero que isso é uma benção. Tenho dois filhos maravilhos, Cole e Ella, que me chamam Momala. Somos uma família muito moderna. A ex-mulher do meu marido é minha amiga, sabes?", afirmou Kamala Harris, citada pela CBS News.
Nascida na cidade californiana de Oakland, Harris é filha de pai afro-americano, oriundo da Jamaica, e mãe indiana. Donald Jasper Harris, atualmente com 86 anos, é um reputado economista e foi professor na universidade de Stanford. É uma figura discreta na vida de Kamala Harris e tem-se mantido longe da campanha eleitoral.
Shyamala Gopalan, nascida em Chennai, na Índia, foi a figura mais presente na vida de Kamala e da irmã, Maya. Professora universitária e cientista, a mãe da candidata democrata desenvolveu investigação científica na área da oncologia, em particular no desenvolvimento de conhecimento sobre a influência de hormonas na progressão do cancro da mama. Shyamala morreu em 2009 aos 70 anos, vítima de cancro colorretal.
A relação das irmãs com o pai começou a distanciar-se quando Donald e Shyamala se separaram, em 1972. A mãe mudou-se com as filhas para a Califórnia, tendo sido a principal educadora. De acordo com o "The New York Times", a relação distante da candidata democrata com o pai não se deve tanto à falta de contacto, mas sim aos "feitios semelhantes".
"Um dos grandes motivos da relação difícil entre eles é serem demasiado parecidos", afirmou um amigo próximo do professor universitário. Maya, a irmã mais nova de Kamala tem, juntamente com o marido, Tony West, sido presença ativa na campanha eleitoral, bem como a sobrinha, Meena, que é advogada e produtora de teatro.
Antes do casamento com Doug Emhoff, que começou com um encontro arranjado por amigos em comum, a única relação publicamente conhecida de Kamala Harris foi o breve namoro com William Brown, antigo mayor de São Francisco. Na altura, Kamala tinha 29 anos e Brown 60.
Depois do divórcio de Kerstin Mackin, com quem teve dois filhos, o advogado, atualmente com 60 anos, aceitou ir a um encontro às cegas com Kamala Harris, na altura procuradora-geral da Califórnia. O par ficou noivo em março de 2014 e deu o nó em agosto. Emhoff tornou-se o primeiro (e até agora único) primeiro-cavalheiro dos Estados Unidos em 2020, aquando a eleição de Joe Biden e Kamala Harris para a presidência e vice-presidência.
Ella Emhoff, de 25 anos e Cole, de 30, são os enteados de Harris. Ella é solteira e Cole casou-se em 2023 com Greenley Littlejohn. Harris contou à "People" que foi oficial da cerimónia, um pedido feito pelo enteado. "Foi maravilhoso que me tivessem pedido para o fazer. Para nós, o casamento não é só entre estas duas pessoas mas representa a união entre duas família. Foi com esse espírito que todos participámos."