A atriz Matilde Breyner, 38 anos, foi a convidada no programa "Conta-me" da TVI, este sábado, 23 de abril. A artista falou com Manuel Luís Goucha sobre estar grávida, e revelou que esta não é a sua primeira gestação, tendo passado por um aborto espontâneo em 2021.
"Não é a minha primeira vez esta [gravidez], mas eu sempre quis ser mãe. Sempre fui adiando devido à profissão, mas o Tiago também queria muito", contou a Goucha, revelando que não foi fácil engravidar.
"Estive grávida o ano passado quando estava a gravar a novela "Para Sempre" e perdi com poucas semanas. A nossa família sabia. Foi duro, porque eu estava a gravar e no dia em que perdi estava de folga, sozinha. Fui à casa de banho e percebi que não ia para a frente. Tinha a certeza que já não estava grávida, disse-o à minha irmã", recordou.
A atriz esteve grávida durante seis semanas. Durante esse tempo, confessou que a sua vida "ganhou outra dimensão" e quando perdeu voltou para a dimensão anterior. No dia seguinte ao aborto, Matilde foi trabalhar e não contou a ninguém.
"O meu corpo esteve duas semanas a lembrar-me, mas senti que tinha de viver aquilo sem dramas nenhuns, mas claro que não é assim." Lembra que quando ouviu "ação" para fazer a sua cena na novela começou a chorar. Quando a atriz contou ao marido, Tiago Felizardo, ele estava num jantar com amigos e "ficou apático". Só semanas depois se apercebeu que não tinha processado logo a novidade.
Depois do aborto durante a primeira gestação, a atriz confessou que o médico que a estava a acompanhar percebeu que era necessário tirar-lhe o apêndice. "Se a gravidez tivesse ido para a frente, eu teria de ter sido operada grávida. Por isso estava certo", considerou.
Passado uns meses, o casal voltou a tentar engravidar e conseguiu. "Eu tinha acabado de ser contratada para a 'Rua das Flores'. Ia a caminho da primeira gravação e não tive reação, fiz um teste e ao fim do primeiro segundo deu logo positivo".
"A vida trouxe-me tudo ao mesmo tempo e está tudo bem. Estou num estado de euforia, numa ótima fase da minha vida, mas só emagreci até agora e estou a passar mal com os enjoos", revelou, acrescentando que até fazer seis semanas de gravidez andava preocupada com a possibilidade de voltar a perder o bebé.
"Quando fiz este teste tive a certeza de que esta criança veio para ficar", afirmou com certeza. A atriz disse ainda que não tem a certeza do sexo da criança, mas sempre imaginou ter uma filha.
Matilde Breyner, que integra o elenco da nova novela da TVI, "Rua das Flores", casou-se em 2019 com ator Tiago Felizardo, de 32 anos. O casal apaixonou-se quando trabalharam numa peça de teatro juntos. "Senti que aquilo fazia sentido sem esforço nenhum. Era muito fácil estarmos juntos", começou por dizer a atriz sobre a sua relação.
"O romantismo continua?", perguntou Manuel Luís Goucha. A atriz respondeu: "Sim, ele não deixa isso morrer. Alimenta muito isso. Ele é uma extensão de mim e ensinou-me muito sobre amor próprio e trouxe-me paz".
A entrevista decorreu num dos sets da nova novela da TVI "Rua das Flores": "Sempre senti que pertencia aqui ao estúdio desde pequenina, como se fosse a minha casa. Sempre quis ser atriz", admitiu. Relativamente ao papel cómico que está a interpretar, revela que está tudo a correr de forma muito positiva: "É muito mais difícil para mim fazer de pessoa normal, do que comédia".