"Vou ter de mudar outra coisa, João. Que é uma coisa que nós nos esquecemos, e tu também. Muitos de nós. A Maria João [Abreu] também se esqueceu. Existe uma palavra além do sim que é o não. Já chega". Duas semanas depois de ter sido internado no Hospital Santa Maria, em Lisboa, o filho de Ruy de Carvalho esteve no programa das manhãs da SIC "Casa Feliz" a falar sobre o problema de saúde que o levou à hospitalização.

Filho de Ruy de Carvalho internado de urgência após desorientação e perdas de memória
Filho de Ruy de Carvalho internado de urgência após desorientação e perdas de memória
Ver artigo

O ator de 67 anos desmentiu ter tido um acidente isquémico transitório (AIT) e contou que o excesso de trabalho conduziu a este desfecho. "Isto começou há alguns meses com falhas de memória, com trocas de coisas em casa, a trocar os sapatos com que saía de casa, às vezes um comportamento um pouco incoerente, uma conversa às vezes desfasada da ocasião", relata João de Carvalho, salientando que não se apercebia destas mudanças.

No dia 24 de novembro, João de Carvalho teve "uma paragem em palco", durante a peça "Um Amor de Família". "Olhava no vazio e só me apercebia da cara das pessoas, aflitíssimas, porque não percebiam o que estava a acontecer". O ator relembra que o seu discurso era "desconexo" e que paralisou quando chegou o momento das falas mais longas. No dia seguinte, deu entrada no Hospital São Francisco Xavier e, depois, foi transferido e internado na unidade de neurologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

João Baião, colega e amigo de longa data de João de Carvalho, recorda que também teve um episódio semelhante, durante uma contracena com Maria João Abreu. "Foi ela que me salvou", recorda o apresentador de "Casa Feliz". O filho de Ruy de Carvalho recordou ainda as gravações da novela da SIC "A Serra", durante as quais Maria João abreu teve um aneurisma, que levou à sua morte, em maio de 2021.

O excesso de trabalho e as preocupações familiares terão estado na origem deste problema de saúde. "A minha médica dizia desde o principio: 'tu estás com um burnout', que é uma coisa mais fina do que dizer esgotamento nervoso". O ator conta ainda que se sentia "muito cansado" e que não teve férias de verão, período que coincidiu com o nascimento do neto mais novo, que nasceu prematuro e precisou de assistência durante os primeiros dias de vida.

João de Carvalho conta ainda que teve uma "recuperação imediata", que não era "expectável". "Comecei a dormir, o cérebro começou a recuperar. O sono é fundamental, nos últimos tempos dormia duas horas por noite". No relato desta fase delicada, que deixou João Baião bastante emocionado, João de Carvalho salientou a importância de saber dizer 'não'. "Vou reduzir. Não vou deixar nunca de trabalhar porque eu não sei viver sem trabalhar. Como tu, não sei. Mas não quero mais sustos destes porque quero acompanhar as minhas netas e os meus filhos durante muito tempo. E quero estar são de cabeça".