Esta quarta-feira, 19 de agosto, assinala-se o Dia Mundial da Fotografia e, num mundo em que cada vez mais se dá importância à imagem nas redes sociais, a MAGG foi falar com quem realmente compreende esta arte. A fotografia já há muito que deixou de ser apenas a captação técnica de imagens, passando também a ser uma aptidão de registo de emoções e momentos únicos.

São profissionais em fotografar e os melhores na sua área. Já fotografaram celebridades como Cristina Ferreira, Pedro Teixeira, Carolina Patrocínio, Bruna Marquezine ou Juliana Paes. Entendem muito bem o mundo dos famosos, mas também se dedicam a outros territórios profissionais, bem como a fotografar destinos de viagens ou desfiles de moda.

Entre troca de lentes e flashes, conseguimos roubar alguns minutos a estes fotógrafos. Hoje, são eles que passam para a frente das câmaras e revelam os pormenores mais caricatos de como é fotografar e trabalhar com as celebridades. Rui Valido, Gonçalo Silva, Tiago Caramujo e Frederico Martins contaram tudo à MAGG.

Rui Valido, o fotógrafo das emoções

Rui Valido, fotógrafo

Rui Valido revela que fotografar Cristina Ferreira, José Fidalgo ou Carolina Patrocínio é o mesmo que disparar a máquina em frente a um anónimo. O importante é deixar o modelo à vontade o máximo possível, para que as imagens captadas tenham qualidade garantida e as emoções transpareçam. "No entanto, os famosos estão mais a vontade à frente das câmaras e isso facilita o trabalho", disse.

Cristina Ferreira partilha fotografias da sua juventude — e do dia em que conheceu Tânia Ribas de Oliveira
Cristina Ferreira partilha fotografias da sua juventude — e do dia em que conheceu Tânia Ribas de Oliveira
Ver artigo

Se tivesse de decidir qual foi o momento mais engraçado que protagonizou no momento de disparar, Rui não consegue responder: "Tenho tantos momentos caricatos", frisou. "Desde viagens pelo país inteiro ou mesmo fora de Portugal, adoro trabalhar com a minha equipa, já passámos por vários momentos que tinham tudo para terminar mal, mas acabou tudo bem", contou Valido, que já correu o país e o mundo com Cristina Ferreira.

"Fotografar a Cristina é muito fácil, ela tem sempre tudo bem planeado", disse o profissional à MAGG. "Sabe sempre bem o que quer de cada sessão, portanto é só chegar com o trabalho de casa bem feito e começar a disparar rapidamente, depois a magia acontece".

Rui Valido já é considerado o fotógrafo dos famosos, mas a sua outra paixão é captar imagens da natureza, quando aproveita para viajar pelo mundo. No entanto, foi por acaso que a sua carreira se iniciou: "Combinei com uns amigos ir tirar-lhes fotografias, enquanto faziam surf, e passado uns tempos uma amiga liga-me a dar os parabéns, pois uma das fotografias tinha sido capa de revista", terminou.

Percorra a galeria para ver as fotos de Rui Valido.


Gonçalo Silva, o fotógrafo da proximidade

Gonçalo Silva, fotógrafo

No caso de Gonçalo Silva, lidar com famosos é algo tranquilo e acaba mesmo por criar uma ligação de proximidade com quem trabalha, sem nunca perder o factor exigência nas produções. Ainda assim, o fotógrafo revela à MAGG que há momentos no seu percurso profissional que são caricatos.

"Lembro-me de um momento que aconteceu em 2018, com a Bruna Marquezine, no Festival de Cinema de Veneza. Num jantar, a Bruna perguntou-me quem tinha sido o primeiro navegador a chegar ao Brasil e eu meti os pés pelas mãos", começa por contar Gonçalo. "Respondi Vasco da.... Gama mas lá corrigi, o problema é que ela estava a fazer uma Insta Story e acabei por ser bombardeado por amigos e seguidores pela vergonha".

"Todas elas são bastante diferentes, mas todas são acessíveis e confiam no meu trabalho", diz Gonçalo Silva

No que diz respeito às famosas que fotografa, "todas elas são bastante diferentes, mas todas são acessíveis e confiam no meu trabalho, portanto são sempre fáceis de trabalhar", frisou. "Por vezes há eventos um pouco mais apertados, que provocam um stress adicional e isso torna o final do dia mais cansativo", disse o artista, acrescentando que os seus trabalhos favoritos são aqueles em que tem de fotografar os bastidores de concertos.

Se tivesse de referir dois momentos que marcam o seu percurso profissional, Gonçalo é peremptório: o momento em que acompanhou Bruna Marquezine na sua primeira passadeira vermelha, em Veneza, e quando fotografou Marina Ruy Barbosa no atelier da Dolce & Gabbana, com a presença de Domenico Dolce.

Percorra a galeria para ver as fotos de Gonçalo Silva.


Frederico Martins, o fotógrafo intemporal

Frederico Martins, fotógrafo

O fotógrafo Frederico Martins não tem dúvidas daquilo que gosta de fazer no momento em que dispara a máquina fotográfica. Carateriza o seu trabalho enquanto uma obra elegante, intemporal, positiva e até com um toque de cinema à mistura. Quando clica no botão da máquina, pensa no gesto, na luz e na composição da imagem.

Frederico considera que não fotografa famosos, "no geral, fotografo pessoas extraordinariamente talentosas numa área ou noutra", começa por dizer o artista à MAGG. "Os profissionais da minha área tratam do visual e, por isso, acabo por fotografar pessoas visualmente interessantes, mas principalmente com uma historia, um percurso, um ponto de partida", frisa, acrescentando que esse facto torna as produções fotográficas mais fáceis quando se trata de celebridades.

De Isabel II a Letizia de Espanha. Veja 16 fotos de caras da realeza em criança
De Isabel II a Letizia de Espanha. Veja 16 fotos de caras da realeza em criança
Ver artigo

Na hora de começar um ensaio ou sessão fotográfica, ocorrem os mais inusitados episódios. "Na última capa da GQ com o Fernando Mendes, estávamos a usar um drone e ao fim de dois minutos já havia uma gaivota a atacá-lo, a muito custo lá se conseguiu tirar a foto", contou.

Se tivesse de escolher um momento do seu percurso profissional, Frederico não tem dúvidas: "Houve um editorial que fiz com a Nelly Gonçalves, com umas máscaras esculpidas pela minha amiga Bianca Castro e que foram feitas para um espectáculo do Vítor Fontes e da Maria Falcão. Esse editorial marcou a minha carreira, com uma estética mais minha e com um storyteling que passou a ser norma nos meus trabalhos", terminou.

Percorra a galeria para ver as fotos de Frederico Martins.


Tiago Caramujo, o fotógrafo do olhar

Tiago Caramujo, fotógrafo

"Sou fotógrafo há cerca de 20 anos", começa por dizer Tiago Caramujo. "Considero-me não só fotógrafo de celebridades, mas alguém que gosta de captar momentos, em geral". No momento de disparar, o profissional presta muita atenção e olha ao seu redor, para que não haja ruído visual e o ângulo favoreça o fotografado.

"Fotografar famosos ou anónimos é algo que faço da mesma maneira, sempre a tentar tirar o melhor de cada pessoa", frisou o artista. Tiago Caramujo contou que trabalhar com famosos é tão exigente como com algumas pessoas anónimas. "Algumas pessoas são mais inseguras e acham que não ficam tão bem, mas a experiência faz sempre a coisa resultar", revelou.

Ao contrário do que se pode pensar, Tiago contou que ao longo dos anos foi criando relações com as celebridades, o que em certas sessões fotográficas desbloqueia muitas situações. "Algumas celebridades preferem ser fotografadas por mim do que por fotógrafos de outros meios, sentem-se mais à vontade", assegura.

No fim da conversa, contou à MAGG um momento caricato: "Lembro-me de José Castelo Branco aparecer em lingerie sem estar à espera e de se cruzar comigo na sala, foi um momento em que só disse "hello dear" (olá, querido, em inglês)", disse, acrescentando que, apesar de fotografar famosas como Carolina Patrocínio ou Diana Chaves, quer sempre ir mais além.

Percorra a galeria para ver as fotos de Tiago Caramujo.


*A publicação de todas as imagens foi autorizada pelos autores.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.