Gisele Bündchen, de 42 anos, e Tom Brady, de 45, já não estão casados. A supermodelo e o jogador de futebol americano assinaram o acordo de divórcio esta sexta-feira, 28 de outubro, e confirmaram nas redes sociais o final do casamento de 13 anos, pondo um ponto final nos rumores que duravam há vários meses.
Casados desde 2013, Gisele e Tom têm dois filhos em comum: Benjamin, de 12 anos e Vivian, de 9. Em declarações separadas, ambos referiram que a separação foi "amigável". No entanto, a supermodelo brasileira deixa no ar um dos motivos que terá levado ao fim do casamento. "A decisão de terminar um casamento nunca é fácil, mas nos distanciámos, e embora seja difícil passar por algo assim, me sinto abençoada pelo tempo que passámos juntos e desejo o melhor para o Tom", escreveu Bündchen.
Provavelmente nunca saberemos o que conduziu à decisão do divórcio, mas a reforma-relâmpago do futebolista, que durou menos de dois meses, pode ter sido a gota de água. No entanto, a relação de Tom Brady e Gisele Bündchen começou já de forma polémica e teve vários momentos de tensão, que culminaram nos acontecimentos dos últimos meses.
2006 - 2007
A supermodelo e o desportista conhecem-se em dezembro, durante um encontro às cegas. Dois meses depois, a ex-namorada de Tom Brady, a atriz Bridget Moynahan, anuncia que está grávida. Jack, o filho mais velho de Tom Brady, nasceu em agosto de 2007 e, no seu livro de memórias, Gisele Bündchen revelou como lidou com esta descoberta. "Senti que o meu mundo tinha sido virado do avesso. Não foi uma altura fácil mas trouxe-me muito crescimento", contou Gisele em 2018.
2009
O casal anuncia o noivado em janeiro, casa em fevereiro e, em dezembro, tem o primeiro filho em comum.
2015
Tom Brady vê-se envolvido num caso de alegada batota durante um jogo, o chamado Deflategate. Surgem rumores de uma alegada crise no casamento, provocada pela tensão gerada pela polémica e acicatada por outro episódio caricato em junho desse ano, e que até aos dias de hoje não tem explicação. Tom Brady e Ben Affleck viajaram num jato privado para Las Vegas com Christine Ouzounian, a ama dos filhos do ator.
A relação de Ouzounian com Affleck terá sido a causa do final do casamento do ator com Jennifer Garner. A jovem ama tirou fotografias a usar os anéis de Tom Brady, o que terá deixado Gisele Bündchen furiosa ao ponto de ameaçar Brady com divórcio, como relata o "Daily Mail" na altura.
2020
Tom Brady fala sobre as dificuldades que a relação tem atravessado, provocadas sobretudo pela sua vida profissional. "Há uns anos, ela sentia que eu não estava a fazer a minha parte pela família. Ela sentia que eu jogava a temporada enquanto ela tratava da casa e, quando a época acabava, eu dizia 'fixe, agora vou dedicar-me às minhas outras atividades', enquanto ela ficava ali, à espera, e dizia 'quando é que vais fazer coisas em casa? Quando é que vais levar os miúdos à escola?'", explicou Brady em entrevista a Howard Stern.
Fevereiro de 2022
Tom Brady anuncia que se vai reformar. "Adorei a minha carreira na NFL mas, agora, é altura de concentrar o meu tempo e a minha energia noutras coisas que precisam da minha atenção", escreveu o desportista no Instagram. A 26 de fevereiro, o casal celebrou 13 anos de casamento. "Foste a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Amo-te mais agora do que alguma vez poderia imaginar. És a melhor mãe e a melhor mulher e apoiante do mundo e sinto-me abençoado por chamar-te minha mulher", escreveu Brady.
Março de 2022
Tom Brady anuncia que vai voltar atrás nos planos de reforma e regressar aos Buccaneers. Gisele Bündchen não faz qualquer comentário público sobre esta decisão.
Agosto de 2022
Tom Brady tira uma licença de 11 dias para lidar com "problemas pessoais", confirma o treinador da equipa da Flórida, Todd Bowles, em conferência de imprensa. No final desse período, o desportista quebra o silêncio e diz que "toda a gente tem diferentes situações com as quais tem que lidar". "Todos temos desafios únicos nas nossas vidas. Tenho 45 anos. Há muita merda a acontecer, por isso temos de resolver a vida da melhor forma que conseguirmos. É um processo contínuo".
Setembro 2022
Depois de a "Page Six" noticiar que o casal teve uma violenta discussão e que a supermodelo deixou a casa de família, na Flórida, e viajou para a Costa Rica, a revista "People" noticia que o casal está a atravessar um "momento difícil". "Há muita tensão no ar. Ela ficou muito contente quando ele anunciou que se ia reformar", revelou uma fonte à publicação. É também a "People" que, em setembro, noticia que o casal está a viver em casas separadas "há mais de um mês".
A 18 de setembro, a equipa de Brady anuncia que o jogador vai ter as quartas-feiras livres até ao final da época para lidar com assuntos pessoais. No entanto, o jogador acaba por aparecer nos treinos na quarta-feira seguinte.
Outubro de 2022
Gisele Bündchen contrata um advogado especializado em divórcios, e Tom Brady faz o mesmo. A supermodelo é vista no consultório de Ewa Wieruszewska, especialista em medicina Ayurveda e considerada "guru espiritual" de Bündchen. É também fotografada sem aliança. Tom Brady vai a um casamento sozinho e, a 28 de outubro, o agora ex-casal anuncia o divórcio.