A Comissão de Trabalhadores da RTP emitiu um comunicado no qual são abordados “insultos por parte de um apresentador externo”, que se tratará de Hugo van der Ding, segundo o “Correio da Manhã”, que grava semanalmente “Duas Pessoas a Fazer Televisão”, da RTP3, na sede da RTP em Lisboa, ao lado do maestro Martim Sousa Tavares. O programa, em que a dupla faz um retrato da semana a cada sexta-feira à noite, estreou no mês de outubro.
“A CT [Comissão de Trabalhadores] disse ter tido conhecimento de que foi feita uma queixa por insultos de um colaborador externo da Antena 3 e RTP 3 a uma segurança e ao responsável da segurança da RTP e perguntou em que ponto está o processo. Lembrou que as ofensas foram testemunhadas por várias pessoas, incluindo convidados do programa ‘A Nossa Tarde’”, diz o comunicado.
Nesse dia, Hugo van der Ding terá chegado à RTP e estacionado “onde lhe apeteceu, passando à frente de outras pessoas”. “Os seguranças foram falar com o senhor e só ouviram os maiores insultos e impropérios”, disse uma fonte ao jornal.
Depois do episódio, o apresentador terá falado com a administração da estação pública. “O presidente adiantou que falou com o colaborador em questão, tendo este assumido que ultrapassou os limites. Disse também que pretende ouvir as versões tanto da segurança, como do responsável da segurança da RTP e que tomará uma decisão em conformidade com as mesmas”, informa ainda o comunicado.
Hugo van der Ding, que se tornou conhecido pelos seus cartoons irónicos e pelo seu humor mordaz também conduzia a rubrica “Vamos Todos Morrer”, na Antena 3, há cinco anos e esta sexta-feira, 13 de dezembro, esta chegou ao fim, o que pode ser ou não uma consequência deste incidente. A MAGG entrou em contacto com o apresentador, mas não obteve resposta.