Aberto desde 2019, o Sul Villas & Spa ficou destruído por um incêndio que deflagrou na noite desta quarta-feira, 15 de janeiro. De acordo com a agência Lusa, citada pelo "Expresso", o incêndio "foi dado como dominado pelas 21h04 locais (22h04 em Lisboa), mas os bombeiros continuam no local esta quinta-feira, 16. "Apesar de a unidade hoteleira, que se encontrava desocupada por motivos de obras, ter sido totalmente tomada pelas chamadas, o incêndio foi controlado e manteve-se circunscrito àquela área", avança o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), informando ainda que não há vítimas.
O resort, propriedade do surfista e empresário Rodrigo Herédia, fica situado em Santa Cruz, São Miguel. O incêndio obrigou à evacuação preventiva de duas moradias nas imediações do hotel, tendo os moradores sido temporariamente realojados.
O Sul Villas & Spa é o segundo projeto hoteleiro de Rodrigo Herédia nos Açores depois de, em 2015, ter aberto o Santa Bárbara Eco-Beach Resort, na Ribeira Grande. Sul Villas & Spa abriu portas em 2019 e é composto por 14 alojamentos, de tipologia T0 e T1.