Hoje em dia são muitos os instagramers, bloggers e youtubers que usam as esferas das redes sociais como o seu nicho de mercado e que se tornaram naquilo a que chamamos influencers (influenciadores digitais). Os seus perfis são seguidos por milhares de pessoas e muitos dispensam apresentações.

É o marketing dos dias modernos, pessoas em quem os consumidores confiam e é desta forma que o público é influenciado sobre tendências, comportamentos e opiniões. No vasto mundo que é a Internet, a MAGG destaca os 10 perfis de influenciadores do Porto que nos trazem uma variedade de temas desde viagens, ao estilo de vida saudável e a questões de beleza. Para seguir e se inspirar.

Joana Vaz

Joana Vaz

Joana Vaz não é nenhuma novata no que toca a redes sociais e a prova disso são os 253 mil seguidores com que conta na sua página de Instagram. A jovem portuense de 31 anos iniciou-se no mundo dos blogues em 2013 com a criação do “Cookies And Trends” que entretanto se transformou no joanavaz.pt. Nele, Joana partilha inspirações de moda, dicas de viagens, temas de lifestyle e beleza, conselhos de alimentação saudáveis e treinos. 

O seu interesse por moda e fotografia tornou-a numa das bloggers de maior sucesso em Portugal e o êxito comprovado online fez com que se dedique agora ao trabalho de blogger e influenciadora a tempo inteiro. Mostrando aos seus seguidores os diferentes elementos do seu dia-a-dia, o seu objectivo é “continuar a inspirar as pessoas diariamente”.

Anita da Costa

Anita da Costa

Actualmente é uma das maiores it girls portuguesas. É do Porto e conta com mais de 236 mil seguidores no Instagram. Anita da Costa é atriz, modelo e blogger e deu os seus primeiros passos no mundo digital através do seu  blog “Anita and the blog” onde fala de moda, beleza, viagens e lifestyle.    

Influencers In The Wild. Esta página divulga os bastidores daquelas fotos "perfeitas" do Instagram
Influencers In The Wild. Esta página divulga os bastidores daquelas fotos "perfeitas" do Instagram
Ver artigo

Anita ficou conhecida em 2003 na série da TVI "Morangos com Açúcar" mas a vida tomou um rumo bem diferente. Decidiu trocar a representação pelo Direito e hoje em dia tem como objetivo tornar-se advogada. Para além dos seus interesses mais óbvios que partilha com os seus seguidores online, Anita é também fã de cinema, da série "Uma Família Muito Moderna" e de comida mexicana. 

Mariana Machado

Mariana Machado

Mariana Machado é portuense, tem 31 anos e uma apaixonada por moda. Foi focada nessa paixão que decidiu abandonar a carreira de enfermagem para se dedicar a 100% à sua nova profissão de blogger e influenciadora.

O primeiro passo para esta mudança foi dado em 2017 com o início do blog “Double Trouble” de que Mariana fazia parte, juntamente com a amiga Eduarda Gomes. Seguiram-se participações em programas de televisão, a nomeação para os “Blogs do Ano” e  um crescimento contínuo nas redes sociais. Hoje conta com mais de 130 mil seguidores no Instagram mas o blogue continua a ser a sua principal aposta. Lá, os leitores podem encontrar artigos sobre moda e beleza, lifestyle e viagens.

Apesar de ter deixado para trás a carreira de enfermeira há 2 anos, a it girl portuguesa decidiu voltar a exercer a profissão na qual se licenciou na Universidade Católica do Porto durante a pandemia de Covid-19. 

Joana Freitas

Joana Freitas

Joana Freitas recebe os seus 121 mil seguidores na página de Instagram com um “bem-vindo ao meu quotidiano”. Entre fotografias de campanhas de moda e momentos pessoais mais descontraídos, a modelo usa as redes sociais para partilhar o seu dia-a-dia através de imagens.

Modelo de profissão há mais de 20 anos, a portuense habituou-nos a uma imagem glamourosa e cuidada mas hoje em dia prefere usar a sua plataforma de Instagram e Facebook, menos como uma ferramenta de trabalho, e antes para nos mostrar o seu lado mais comum e normal.

Joana fez bom uso das suas plataformas online para comunicar directamente com o público onde disse estar cansada de “vender mentiras e alimentar futilidades” e desabafou que espera que as redes sociais se tornem “uma coisa mais real life, com menos barreiras, mais verdades, menos filtros e principalmente futilidades”.

MissFIT

Mariana Rocha, MissFIT

É através do seu perfil MissFIT no Instagram que Mariana Rocha partilha com os seus 118 mil seguidores dicas de refeições, treinos e estilo de vida saudável. O objectivo da página é partilhar o seu exemplo de mulher real, que divide o tempo entre trabalho, casa e família, e ainda arranja um espaço na sua agenda para o exercício físico e a vida ativa. É assim que procura motivar aqueles que procuram ter um estilo de vida com mais saúde e bem-estar.

Sendo hoje em dia uma das Instagrammers portuguesas mais influentes, Mariana já inspira há cerca de três anos os seus seguidores através do blog “Miss Fit Team” e são muitos os que se identificam com as publicações que faz. “Mais do que um grupo, a #missFITteam é um movimento. Uma 'equipa' de onde fazem parte todos os que procuram um modo de vida mais ativo e saudável, cheio de energia e boa disposição”, descreve Mariana Rocha no seu blogue .

36 fotografias impressionantes que mostram como é o corpo da vida real e o do Instagram
36 fotografias impressionantes que mostram como é o corpo da vida real e o do Instagram
Ver artigo

Mantendo a sua carreira em Engenharia, a portuense mostra-nos como é possível equilibrar dois mundos tão diferentes e ficar em forma e conseguir o seu corpo de sonho com treino e disciplina. Sendo do Norte, Mariana admite sentir que quem daí é "está sempre em desvantagem porque há mais oportunidades no Sul do país a nível de eventos e trabalhos com marcas, para além de se ter que suportar custos extra de viagens". No entanto, esta é uma linha que parece ser cada vez mais ténue e o sucesso da portuense nas redes sociais é exemplo disso.

Ione Omena 

Ione Omena

Ione Omena foi nascida e criada em Maceió no Brasil mas mora no Porto desde 2008. Foi aqui que criou o blog Ioneomena e desde então tornou-se numa das principais influenciadoras digitais no mundo da moda e estilo de vida em Portugal. 

A sua paixão por moda leva a que partilhe diariamente com os seus 108 mil seguidores no Instagram inspirações e dicas de beleza, looks, compras e viagens. Ione trabalha também como consultora de moda e apresentadora de televisão no Porto Canal, numa rubrica semanal chamada  “Tendências”.

Quantos são os utilizadores ativos que, diariamente, abrem o TikTok e o Instagram?

  • Até julho de 2020, o TikTok registou um total de 800 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.
  • No mesmo período, o Instagram registou um total de 1.082 mil milhões de utilizadores ativos no mundo inteiro.

Com formação em styling e marketing de moda, a brasileira mantém-se fiel a um estilo pessoal autêntico combinando diferentes cores e estampados de um modo arrojado e com resultados em looks únicos. É este cunho pessoal que lhe permite destacar de outras influenciadoras e, como a própria relatou à MAGG, "há mercado para todos devido aos nossos conteúdos diferentes".

Manos Guedes

Manos Guedes

Os modelos portuenses são caras conhecidas dos portugueses há mais de duas décadas, mas mesmo depois de todos esses anos na vida pública, Pedro e Ricardo Guedes continuam a fazer furor nas áreas de moda, televisão e das redes sociais.

Depois de terem viajado pelo mundo e se terem consagrado como uns dos modelos mais famosos portugueses, os manos Guedes continuam a conquistar posições de destaque no mundo digital. Com um combinado total de 76 mil seguidores, os gémeos são conhecidos pela sua boa-disposição e carisma, motivo pelo qual continuam a conquistar um lugar no coração dos portugueses. 

Mariana Castro Moreira

Mariana Castro Moreira

Mariana Castro Moreira ocupa também ela um lugar de destaque no mundo das influenciadoras nas redes sociais portuguesas. É difícil ficar indiferente à imagem cool de Mariana e por isso é considerada uma das it girls do Porto. Na sua página de Instagram cativa os quase 64 mil seguidores que tem com as suas viagens, looks e experiências de vida.

Além de no blogue e no Instagram, pode também acompanhar a professora de dança no Porto Canal onde todas as sextas feiras faz parte do painel fixo do programa “Rosa d’mais”.

Bárbara Marques

Barbara Marques

Bárbara Marques é uma influenciadora digital reconhecida no país inteiro e fundadora do blog "My kind of joy". Com mais de 60 mil seguidores no Instagram os seus seguidores estão rendidos à sua visão sobre moda, beleza, estilo de vida e viagens.

A jurista portuense partilha connosco fotografias dos locais mais característicos e ”instagramáveis" do Porto nas suas redes sociais e é já uma referência no que toca à esfera de influência digital em Portugal.

"Quando comecei as oportunidades no norte eram praticamente inexistentes, tudo se passava na capital. Mas felizmente agora já há muitas oportunidades aqui no Porto", confidencia à MAGG. Com uma rivalidade menos acentuada entre as duas cidades portuguesas, Bárbara diz que "fez amizades tanto no Norte como no Centro e no Sul e que há mercado e público para todos".

Sarah Maggioli

Sarah Maggioli

A modelo e psicóloga natural de Marco de Canaveses é hoje em dia uma estrela em ascensão no Instagram, tendo já mais de 36 mil seguidores com quem partilha diariamente os seus interesses e onde fala de tudo um pouco, desde estilo e lifestyle, incluindo viagens e restaurantes. "Apesar da grande parte dos meus seguidores continuarem a ser do norte, já tenho uma grande percentagem de pessoas em Lisboa que também me segue", diz Sarah.

Tal como explica à MAGG, o seu perfil nas redes sociais "começou como uma brincadeira que aos poucos lhe foi abrindo portas" e, através dele, conseguiu "a oportunidade de trabalhar com diversas marcas, até a nível internacional". Através da sua dedicação, essas oportunidades foram-se multiplicando e com o seu sucesso online surgiu também a oportunidade de trabalhar como modelo e é agora agenciada pela Next.

A nortenha admite que por vezes sente "que em Lisboa há mais oportunidades de trabalho nesta área mas apenas devido à dimensão e movimento que existe na capital". No entanto, no que toca a rivalidades, não as sente até porque admite existirem "imensas influenciadoras de quem gosto no sul e com quem mantenho muito boas relações".

Ao mesmo tempo que Sarah se dedica a esta nova paixão, também está a tirar o mestrado de psicologia na Universidade do Porto e espera um dia conseguir conciliar estes dois mundos tão diferentes.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.