Em 2022, a irmã e o cunhado da princesa de Gales mudaram-se com os três filhos para uma propriedade no condado de Berkshire, em Inglaterra. Tudo corria às mil maravilhas até ao momento em que o casal decidiu interditar a passagem a transeuntes numa parte da sua propriedade.

O caminho pedonal, situado no meio da floresta, estava anteriormente acessível a quem quisesse por ali passar. Agora, tal como noticia o "Daily Mail", foram colocadas barreiras físicas e avisos que dizem "Propriedade privada. Não passar".

Em declarações à publicação, um habitante diz que esta decisão é "uma afronta". "Gosto de caminhar e não percebo porque é que não posso continuar a fazê-lo. Já faço aquele caminho há 50 anos. Quando o proprietário era Sir Terrence [Conran], ele não tinha quaisquer objeções", afirma o local. "Estas pessoas parecem estar a ser demasiado zelosas da sua propriedade. Somos pessoas pacatas. Não queremos vandalismo. Com todos estes avisos, parece que somos nós contra eles."

Segundo o "Daily Mail", James Matthews deu entrada com um pedido de marcação da passagem como território privado junto das autoridades locais em março passado. Esta mudança fez com que, oficialmente, a passagem se tornasse parte do território pertencente ao casal.

No entanto, há quem queira fazer frente ao casal e tentar anular esta decisão. Eugene Futcher, presidente de um grupo de caminhadas local, o West Berkshire Ramblers, já deu entrada com um pedido de manutenção de acesso público a esta passagem. As autoridades locais irão tomar uma decisão em 2025 mas, como proprietários, James e Pippa têm direito a impor as restrições que quiserem.

Barton Court, a propriedade onde vivem Pippa Middleton e James Matthews
Barton Court, a propriedade onde vivem Pippa Middleton e James Matthews Barton Court, a propriedade onde vivem Pippa Middleton e James Matthews créditos: Tumblr

Avaliada em 15 milhões de libras (18 milhões de euros), Barton Court pertenceu ao magnata do design de interiores Sir Terence Conran, que morreu em 2020. A propriedade, que remonta à Idade Média e que cuja construção da primeira casa de habitação remonta ao século XVII, estava em ruínas quando Terence Conran a comprou, em 1971. A propriedade de 58 hectares era o mais recente projeto do empresário britânico que, em 2019, dizia à "Vanity Fair" que queria tornar Barton Court "economicamente viável". Conran morreu em setembro de 2020, aos 88 anos.

James e Pippa Middleton casaram-se em 2017 e são pais de Arthur, de 5 anos, Grace, de 3 e Rose, de 1. A irmã da princesa de Gales e o dono do fundo de capital de capital de risco Eden Rock Group mudaram-se para esta propriedade para estarem mais perto dos pais de Pippa, Carole e Michael Middleton, que vivem a poucos quilómetros de distância.