Jéssica Silva, futebolista portuguesa de 29 anos, foi operada de urgência para retirar um mioma, um tumor benigno no útero. Foi a avançada, que neste verão trocou o Sport Lisboa e Benfica pelo Gotham FC, da liga dos Estados Unidos, quem divulgou a notícia através de uma publicação nas suas redes sociais esta quinta-feira, 12 de setembro.
"A vida é mesmo estranha. Num momento estou no pico da felicidade, cheia de energia e muito contente, e, no outro, o medo invade-me. Senti-me pequenina e mais vulnerável do que nunca. Mas é a vida a acontecer", começou por escrever a futebolista, que salientou que "ser mulher é um desafio do caraças, mas é a cena mais maravilhosa de sempre".
Jéssica Silva revelou que foi submetida a uma cirurgia de urgência para remover um mioma. "Quero aproveitar para falar sobre uma aprendizagem minha: ouvir o nosso corpo é importante, mas não ter medo de cuidar de nós mesmas é ainda mais importante. Eu sei o que é sentir medo – medo de descobrir algo grave, medo de ouvir o que não queremos. Cheguei a marcar consultas e voltar para trás com receio, mas enfrentar esse medo é o primeiro passo para garantir a nossa saúde. Estou a partilhar isto porque acredito que não sou a única a sentir essas dúvidas e angústias."
A atleta deixou ainda um apelo às mulheres. "Não deixem o medo parar-vos. Marquem as consultas de ginecologia, cuidem de vocês mesmas, porque, no fim, há sempre uma solução. Eu removi um belo mioma e estou cheia de força e a caminho de uma rápida recuperação. Uns dias e estou de volta a fazer aquilo que mais amo", acrescentou.
A futebolista vai ficar ausente dos relvados nos próximos dias, enquanto recupera da intervenção. A avançada portuguesa de 29 anos representou o Benfica durante as três épocas passadas, e foi anunciada na sexta-feira, 16 de agosto, no Gotham FC, clube dos EUA.
No total, de acordo com o jornal desportivo "A Bola", Jéssica Silva fez 76 jogos de águia ao peito, tendo feito 37 golos e 15 assistências. Durante o seu percurso conseguiu conquistar sete títulos, sendo eles três campeonatos, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e ainda uma Supertaça. Além disso, a avançada recebeu ainda o prémio de Melhor Jogadora do Ano na Gala das Quinas de Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, em 2019, e desde 2010 que faz parte da equipa da Seleção Nacional feminina.