"É bom estar de volta". Meio ano depois de ter sido diagnosticado com "uma situação de saúde oncológica", o ator de 43 anos voltou a surgir em público. O "Alta Definição", na SIC, foi o palco escolhido para João Catarré quebrar o silêncio e falar pela primeira vez sobre o problema de saúde que atravessou.
Numa relação há mais de um ano com a também atriz Joana Pais de Brito, Catarré surgiu na entrevista a Daniel Oliveira com uma aliança no dedo anelar da mão esquerda. No entanto, o tema não foi abordado durante a emissão. Na emissão de 27 de dezembro de 2023 do concurso da RTP1 "Joker", onde Joana Pais de Brito foi concorrente juntamente com Herman José, a atriz exibia o que aparenta ser um anel de noivado. O concurso apresentado por Vasco Palmeirim é gravado com algumas semanas de antecedência.
Veja as imagens
João Catarré recebeu o diagnóstico pouco tempo depois de terminar a novela "Sangue Oculto", o seu último projeto profissional. Ao longo da conversa com Daniel Oliveira, o ator afirmou em vários momentos que tinha preferido manter o problema saúde longe da esfera pública. "Eu nunca quis que isto fosse notícia, fiz tudo para evitar que isto se soubesse, para não preocupar ninguém. Aconteceu o que aconteceu, saíram noticias falsas, isto tudo para dizer que o carinho que o publico me transmitiu, foi um tsunami tão grande que eu fiquei estupefacto", salienta.
Depois de o seu problema de saúde se ter tornado público, Catarré explica que "encostou" o telefone. "Foi preciso estar muito ciente do problema que me estava a acontecer e tive de me fechar numa espécie de bolha. O telefone foi o primeiro a ser encostado, para estar mais forte e conseguir ultrapassar o que tinha de ultrapassar. Estava tudo a correr bem ate sair uma notícia falsa. De um problema passaram a dois problemas", recorda, salientando que houve "uma devassa gigante" à sua privacidade.
Na conversa com Daniel Oliveira, João Catarré nunca especificou que tipo de cancro teve, descrevendo a doença como "uma situação de saúde oncológica". O ator recebeu o diagnóstico em junho de 2023, depois de um período em que contou sentir "um ligeiro cansaço". Com Catarré estava a namorada, Joana Pais de Brito. "A linguagem médica é muito crua e objetiva. Eles dizem-te as coisas como são. Quando soube estava com a Joana, ficámos os dois assim a olhar um para o outro. Parece que a informação não bateu", recorda.
O maior medo para quem recebe um diagnóstico oncológico atravessou a mente de Catarré mas, como explica, foi breve. "Imediatamente aparece sempre aquele receio. Rapidamente esse medo foi substituído por resolução. 'Vamos lá tratar disso'. Foi uma determinação tão grande que o medo deve ter durado pouco tempo. A cabeça é tudo, a motivação é tudo. Claro que há soluções clínicas mas se a nossa mente não está disponível, a medicação também não tem o efeito certo", disse o ator.
Apesar de se manter bastante reservado em relação à sua vida íntima, João Catarré não poupou elogios a Joana Pais de Brito, que, como explica, foi "fundamental". "Acima de tudo foi a companhia, o respeito, a amizade, o amor. Quando digo que resolvi a situação, falo no plural. Resolvemos a situação. O rir, lá está. Rimos bastante, dentro desta situação toda, e isso foi uma coisa que nunca pensei que pudesse acontecer". Catarré contou ainda que à filha, Francisca, de 8 anos, disse que estava só "a levar umas vitaminas e a fazer uma examezito".
O ator, que manifestou a vontade de regressar ao trabalho em breve, revelou que a questão de saúde está "completamente resolvida". "Fiquei todo contente, a Joana ficou toda contente. Foi um peso que saiu de cima e um sentimento de missão cumprida", explicou.