
Colleen Hoover já é uma das autoras de romance mais conhecidas desta geração. “Isto Acaba Aqui”, seguido de “Isto Começa Aqui”, “Amor Cruel”, “Verity”, “Nunca Jamais”, “Sempre Tu” ou ainda “9 de Novembro” são algumas das suas obras que rapidamente se transformaram em autênticos bestsellers em Portugal, e a escritora norte-americana já conseguiu conquistar a maioria dos leitores com as suas histórias comoventes. No entanto, teve de começar por algum lado e não, não foi por nenhum destes livros mencionados.
“Ao Ritmo de Um Poema” é, na verdade, o romance de estreia da famosa escritora, que saiu originalmente em 2012, fazendo inclusive parte de uma trilogia intitulada de “Slammed”. Contudo, este ainda não tinha sido publicado em português, mas a Topseller, chancela da Penguin que edita os livros de Colleen Hoover, decidiu dar a conhecer a todos os leitores portugueses este romance de estreia. Assim, depois de tantos outros livros de sucesso, “Ao Ritmo de Um Poema” já está disponível em Portugal.
Aqui, o leitor acompanha Layken, uma jovem de 18 anos que, após a morte inesperada do pai, se vê obrigada a assumir rapidamente um papel de adulta na vida da família. Por fora, mantém uma aparência forte e indestrutível, mas por dentro Layken sente-se à deriva, mergulhada na dor da perda de um pai e na responsabilidade precoce com que teve de ficar. Mas a verdadeira reviravolta emocional chega quando Layken conhece Will Cooper, o seu novo vizinho de 21 anos.
Jovem, carismático e profundamente apaixonado por poesia slam - uma forma de poesia falada cujo objetivo é interpretá-lo de forma intensa, emocional e expressiva —, Will oferece-lhe uma escapatória inesperada do sofrimento: através das palavras, do humor e de uma ligação emocional quase imediata. A relação entre ambos floresce com rapidez e intensidade, oferecendo a Layken uma esperança que há muito julgava perdida. A poesia slam, que desempenha um papel central na história, funciona como ponte entre dor e cura, e dá um tom original ao enredo.
No entanto, pouco tempo depois de um extraordinário primeiro encontro, o romance não tarda a ser abalado por uma revelação inesperada que ameaça tudo aquilo que construíram. A vida real, com os seus limites e responsabilidades, impõe-se como um obstáculo cruel, transformando a convivência diária entre os Layken e Will numa experiência dolorosa. À medida que tentam resistir à força dos sentimentos que os unem, os dois enfrentam dilemas éticos e emocionais que colocam à prova a maturidade de ambos.
E apesar de “Ao Ritmo de Um Poema” ter sido lançado apenas durante este mês de julho, também já há datas para a publicação dos outros dois livros da trilogia: "Sem Olhar Para Trás" sairá em outubro, enquanto que "A Miúda Certa" está previsto para novembro. Por enquanto, o primeiro livro está disponível por 17,87€.