José Carlos Pereira perdeu o pai, Xavier, a 17 de novembro, no dia em que completou 45 anos. Zeca, como também é conhecido, encontrava-se a trabalhar no Rio de Janeiro, no Brasil, quando a mãe lhe ligou a dar a notícia. O ator contou no programa "Dois às 10", na TVI, esta terça-feira, 17 de dezembro, que o pai teve vários tumores nos últimos anos - no pâncreas, cólon e bexiga -, mas que acabou por morrer devido a uma infeção respiratória.
“Eu acho que ainda não tive tempo para me despedir, se queres que te diga realmente a verdade. Desde que cheguei, há cerca de 20 dias, tenho estado em modo piloto automático a tratar das coisas todas, sou filho único. (...) Também tento não ter espaço e tempo para pensar. Quando chego a casa é para dormir e pouco mais”, partilhou, emocionado.
Apesar de o pai ter vindo a perder as suas faculdades, o ator garante que “nunca se está à espera”. “O meu pai foi um lutador como eu disse. Nos últimos dez anos, eu acho que ele teve quatro tumores, todos novos, tanto mais que a causa da morte não foi nenhum desses tumores. Foi mesmo uma morte natural, por falência, por cansaço, se quiseres, do corpo”, contou, acrescentando que quando foi para o Brasil o pai estava a “terminar um ciclo de antibiótico, porque tinha tido uma infeção respiratória”.
“Eu fui descansado. De um dia para o outro recebo a notícia de que ele piorou substancialmente e no dia seguinte deu-se isto”, afirmou, garantindo que estar longe complica “muito”. “Complica na medida em que sentimos de uma maneira diferente porque não estamos lá, não sei se ameniza ou se intensifica. Sei que o choque que senti na altura foi muito grande. Perdi um bocadinho até a noção mais ou menos do que se estava a passar, quis abandonar um bocado a realidade”, avançou.
José Carlos Pereira não esteve presente no funeral do pai. “Complica, porque depois a logística é toda muito diferente. Nós não estamos com cabeça para tentar tratar de viagens e tratar destas coisas todas. E embora tivesse delegado algumas funções cá, e sabia que havia pessoas cá que poderiam tratar das coisas, eu entretanto tentei arranjar a viagem que me foi quase praticamente impossível pelos motivos que já vos contei”, disse, não revelando esses motivos.
O ator acabou por vir para Portugal “na data que estava prevista” e revela que esta quarta-feira, 20 de dezembro, irá despedir-se do pai. “Mas felizmente acho que vou ter esta oportunidade amanhã de lhe prestar uma última homenagem. Eu acho que vai ser a minha despedida. Era um desejo dele que eu vou honrar como alguns outros que ele deixou escritos”, disse, acrescentando que o pai “deixou algumas coisas escritas” e que “algumas das vontades dele” já tinha “confidenciado” ao ator.
“Nós fomos falando algumas vezes desta iminência, porque estes últimos anos foram duros e nós deparamo-nos algumas vezes com esta iminência da morte, não é? Portanto falamos de algumas coisas”, revelou. Esta última homenagem será na “aldeia dele, em Vila Nova de Foz Côa, em Cedovim”. “Vai ser talvez a minha catarse e o meu fechar deste ciclo e vou talvez poder despedir-me condignamente daquilo que ele representava na minha vida e daquilo que ele foi ao longo da minha vida”, disse.
“O principal sentimento que eu tive e isto é muito verdade é que deixei de ter teto e eu passo a ser o teto, ou seja, como se tivesse caído uma responsabilidade em mim de que agora tenho de ser eu a cuidar dos outros e eu não estava à espera disso”, afirmou, bastante emocionado. José Carlos Pereira garante que não deixou nada por dizer ao pai. “Felizmente tive a oportunidade de lhe dizer tudo aquilo que ele tinha sido para mim, de lhe agradecer e dizer que o amava muito”, afirmou.
O ator revelou que ainda não contou aos seus três filhos, Tomás, 2 anos, e Afonso, 1, fruto da relação com Inês de Góis, e Salvador, 6, do relacionamento com Liliana Aguiar, que o avô deles morreu, porque os “pequeninos não se apercebem ainda” e porque irá visitar o Salvador, que está no Dubai com a mãe, em janeiro, dando-lhe aí a notícia.
José Carlos Pereira, que tem intercalado a carreira de ator e médico especialista em medicina estética nos últimos tempos, revelou que esta terça-feira, 19 de dezembro, será o seu último dia de gravações na novela “Festa é Festa”, na TVI, e que se irá dedicar inteiramente à medicina no próximo ano.