José Castelo Branco, que foi detido na manhã desta terça-feira, 7 de maio, pela GNR, com um mandato emitido pelo DIAP (Departamentos de Investigação e Ação Penal) de Sintra, por suspeita de violência doméstica na sequência da denúncia de agressões feita pela mulher de 95 anos, Betty Grafstein, não foi ouvido em primeiro interrogatório devido à greve dos funcionários judiciais, de acordo com a CNN Portugal.
O socialite de 61 anos já se encontrava no Tribunal de Sintra, onde esteve cerca de duas horas e onde iria ficar a conhecer as medidas de coação que lhe seriam aplicadas, quando foi comunicado o adiamento ao início da tarde. Como tal, regressou à GNR de Alcabideche, onde esteve anteriormente e onde terá de passar a noite, tal como avança a SIC.
A detenção de José Castelo Branco ocorre dias depois de Betty Grafstein, que está internada desde o dia 20 de abril devido a uma queda, ter revelado aos profissionais de saúde que tinha sido o marido, com quem está casada há 28 anos, a empurrá-la, deixando-a com uma “ferida traumática” no antebraço esquerdo e uma “fratura no fémur direito”.
Por ser crime público, o hospital apresentou queixa ao Ministério Público por violência doméstica e, posteriormente, o socialite ficou impedido de visitar a mulher de 95 anos, algo que resultou de um pedido feito pela própria ao hospital e à GNR.
O casal viajou dos Estados Unidos para Portugal em março para estarem presentes no batizado de Constança, a única neta de José Castelo Branco, que se realizou no dia 16. No dia 20 de abril, o socialite publicou um vídeo nas redes sociais onde é possível ver uma ambulância do INEM, informando que Betty tinha sofrido “um pequeno acidente no quarto”. Apesar de terem regressado a casa, no dia 23, o socialite voltou a mostrar-se com a mulher no hospital. O estado de saúde de Betty Grafstein tem piorado, já que sofreu uma embolia pulmonar, segundo a "Vidas", e passou dos cuidados intermédios para os cuidados intensivos.
Com estas acusações, têm surgido vários outros relatos, como o de Pedro Pico, que publicou um vídeo onde José Castelo Branco o agride, e o de Abel Dias, amigo da norte-americana, que afirmou que sempre desconfiou das agressões. Além disso, uma ex-funcionária do casal adiantou ao "Correio da Manhã" que o facto de a relação ser violenta já não é de agora, sendo que revelou ter presenciado “pelo menos um episódio em que ele deu duas bofetadas à Betty”, que fez com a mulher começasse a chorar e ficasse com a cara “toda vermelha”. Ainda, foi acusado por um ex-funcionário de obrigar Betty a passar fome.
José Castelo Branco, que deu uma entrevista ao “Casa Feliz” e ao “Linha Aberta”, na SIC, negou sempre as acusações de violência doméstica. Esta terça-feira de manhã ia ser entrevistado no “Dois às 10” quando, a caminho, foi detido.