Quando nasceram, já Cristiano Ronaldo brilhava nos relvados internacionais. Têm menos de 23 anos e vão vestir pela primeira vez a camisola da equipa principal da Seleção Nacional. Roberto Martínez anunciou esta sexta-feira, 30 de agosto, os 25 convocados para as duas primeiras jornadas da fase de grupos da Liga das Nações.

Há regressos, há nomes que ficam de fora (como é o caso de Rui Patrício ou João Cancelo) e há três estreantes. Três jovens futebolistas que vão lutar por um lugar no 11 inicial (ou mesmo por uns minutos no relvado) nos jogos de 5 e 8 de setembro, frente à Croácia e à Escócia, respetivamente. As partidas acontecem nos estádio da Luz, às 19h45.

Com apenas 17 anos, Geovany Quenda é o mais novo dos caloiros e, se jogar, tornar-se-á o mais jovem internacional português a alinhar na Seleção A. Nascido na Guiné Bissau em abril de 2007, começou a jogar com apenas cinco anos no Damaiense. Dos 10 aos 12 anos alinhou pelo Benfica e, em 2019, chega ao Sporting. Em fevereiro de 2024, tornou-se, aos 16 anos, o mais jovem jogador de sempre a alinhar pelo Sporting B. Desde o arranque da época 2024/25, faz parte do leque de escolhas de Rúben Amorim, tendo entrado em campo nas três jornadas (além de ter marcado um golo frente ao FC Porto na final da Supertaça Cândido de Oliveira).

Aos 21 anos, Renato Veiga assinou recentemente pelo Chelsea, onde estão também os portugueses Pedro Neto e João Félix. O jovem futebolista é filho de Nélson Veiga, ex-futebolista cabo-verdiano que aliou em clubes como o Estoril, Vitória de Setúbal e Vilafranquense, além de ter feito 15 jogos pela seleção do seu país.

A carreira profissional do lisboeta de 21 anos começou no Sporting B. Em 2023, foi emprestado ao clube alemão FC Augsburg, tendo depois sido contratado pelos suíços do FC Basel. Neste clube esteve apenas uma temporada, tendo o seu talento chamado a atenção de Enzo Maresca, treinador do Chelsea. De acordo com o site oficial dos blues, Renato já viveu em cinco países (Inglaterra é o sexto), incluindo Marrocos e Chipre. Além de português e inglês, o jovem futebolista fala ainda francês, espanhol e árabe. Renato mantém uma relação discreta com uma jovem morena, com quem costuma publicar fotos nas redes sociais.

Tiago Santos, de 22 anos, é, desde 2023, elemento fundamental do Lille, coletivo francês orientado por Bruno Genésio, onde também jogam os portugueses Ivan Cavaleiro e Tiago Morais. Em criança, começou a jogar no Sporting, tendo-se estreado como profissional no Estoril Praia, em 2022. "Jogar com o meu ídolo, é incrível", disse o futebolista, em reação à convocatória para a Seleção Nacional, e referindo-se a Cristiano Ronaldo.

Veja as fotos dos 3 futebolistas