João Manzarra usou as suas redes sociais, esta terça-feira, 15 de dezembro, para deixar um apelo às marcas em nome da sustentabilidade ambiental. Na publicação, para além da fotografia, que mostra algumas das ofertas enviadas por agências de comunicação que representam marcas de produtos, o apresentador deixa uma mensagem com o objetivo de deixarem de enviar produtos sem aviso prévio.
"Não me levem a mal, mas antes de enviar coisas peço-vos que perguntem antes se tenho interesse em recebê-las. Na última vez que visitei a minha agência tinha um acumulado considerável de ofertas em meu nome. Agradeço a gentileza dos gestos mas a minha garagem finita não acompanha a generosidade", pode ler-se na descrição.
Estes produtos, habitualmente novos lançamentos, são enviados por agências de comunicação que representam marcas, uma prática comum deste tipo de empresas, quer para celebridades e influencers, quer para redações.
A mensagem deixada na sua página de Instagram tem como principal objetivo fazer um apelo em nome do ambiente. "O problema, no entanto, vai além do armazenamento e da não utilidade dessas coisas na minha vida, o problema está na insustentabilidade que todo o enviar de produto traz com ele: a sua produção, a embalagem personalizada, o transporte e a minha deslocação para o levantar. Tudo isto sem o remetente conhecer o meu interesse no objeto em causa."
Manzarra aproveitou o momento para falar de um presente em específico. "Um dos envios (nada contra a marca), por exemplo, trazia uma água potável em garrafa de vidro dentro de uma caixa bem bonita, personalizada com o meu nome, cheia de papéis a explicar as suas propriedades, dentro de uma outra caixa maior com esferovite.
Por acaso água até é uma coisa que gosto, mas coincidência das coincidências não é que já tinha em casa? Receber 330 ml de água que viajou centenas de kms em vidro entregue numa caixa brilhante com o meu nome em roxo é fazer de mim Cleópatra, rainha do Egipto, filha do rei Ptolemeu."
"Assim, caras entidades que gentilmente enviam coisas, se realmente acharem que faz sentido, antes de enviarem o quer que seja, iniciemos uma boa conversa.", reforça.
Algumas caras conhecidas e seguidores do apresentador, de 35 anos, rapidamente reagiram à publicação. "Acho que é a primeira vez que leio alguém a dizer uma coisa deste género. Interessante é o que sinto neste momento dizer.", "Muito bem dito João. Podes sempre doar as coisas a uma instituição. Ou então fazer um leilão solidário com elas em benefício de alguma instituição.", "O 'influencing' que se quer" , são alguns dos comentários deixados.