Há apenas quatro anos, Matthew Perry esteve prestes a morrer. A revelação é feita na autobiografia que chega em breve às livrarias nos Estados Unidos. Aos 53 anos, o ator que se celebrizou no papel de Chandler Bing, na série "Friends", lança "Friends, Lovers and the Big Terrible Thing" ("Amigos, Amantes e a Grande e Terrível Coisa"). O livro só é publicado a 1 de novembro mas a revista "People" adianta algumas revelações, feitas pelo próprio Matthew Perry.

matthew perry autobiografia
créditos: DR

À publicação, Perry diz que esperou até 2022 para lançar o livro de memórias porque quis ter a certeza de que estava "sóbrio e em segurança, longe da doença do alcoolismo e da adição". Sobre o momento em que esteve quase a morrer, os motivos revelados publicamente na altura - uma perfuração gastrointestinal - não correspondem à verdade.

Agora, Perry revela que esteve a lutar pela vida após o colón ter rebentado, na sequência do uso excessivo de analgésicos opióides. Esteve duas semanas em coma e cinco meses hospitalizado, além de ter usado um saco de colostomia durante nove meses. O processo deixou-o com o corpo marcado de cicatrizes. 14, no total. "São muitos alertas para me manter sóbrio. Basta só olhar para baixo", diz à "People".

friends reunion
Matthew Perry, ao centro, no evento especial da HBO que reuniu o elenco da série "Friends" créditos: HBO

Na altura do internamento, a família de Perry foi informada de que deveriam preparar-se para o pior. "Os médicos disseram que eu tinha 2% de hipóteses de sobreviver", recorda. O ator foi colocado numa ECMO (Oxigenação por Membrana Extra Corporal), máquina que recebe o sangue do paciente, substitui o dióxido de carbono por oxigénio( substituindo o trabalho dos pulmões) e devolve-o ao corpo já oxigenado. "E isso é mesmo último recurso. Ninguém sobrevive a isso", diz Perry.

"Friends" faz 28 anos. Relembre 10 participações especiais de atores famosos na série
"Friends" faz 28 anos. Relembre 10 participações especiais de atores famosos na série
Ver artigo

Na autobiografia, Matthew Perry conta como, aos 24 anos, quando começou a trabalhar na série "Friends", já tinha problemas com álcool. A dependência foi piorando embora, como salienta, tivesse havido épocas de sobriedade, como durante a nona temporada da série. Naquele que foi o pior momento da sua adição a medicamentos, o ator revela que tomava 55 vicodin (analgésico opióide) por dia, e pesava apenas 58 quilos.

Ao longo de três décadas, o ator teve várias recaídas. Esteve 15 vezes em clínicas de desintoxicação. No entanto garante estar sobrio. "Estou bastante saudável agora".