Celeste Yvonne discorreu num vídeo, no TikTok, sobre a maternidade não ser um trabalho que a satisfaça na maior parte do tempo. "Eu amo os meus filhos, mas 90% do meu papel como mãe não é satisfatório." O vídeo, publicado a 2 de agosto, já ultrapassa as 200.000 visualizações e conta com mais de 3000 comentários. Casada e com dois filhos, um rapaz de 5 e outro de 3 anos, admite que o papel de mãe dá muito trabalho, referindo-se a factos como a necessidade de ter de dizer constantemente o que têm de fazer.
No vídeo, a escritora explica que não se fala o suficiente sobre este papel e que é, muitas vezes, “maquilhado” nas redes sociais por outras mães de tal forma que, quando via, se sentia mal com o seu próprio desempenho.
Outras mães já mostraram o seu apoio com comentários ao vídeo. “O trabalho mais subestimado, mental e fisicamente desgastante e ingrato. Por favor, continua a falar. Existe uma comunidade.”. Acabaram mesmo por partilhar também alguns desabafos. “Eu nunca quis filhos porque não queria que a minha única identidade fosse como mãe. É um trabalho ingrato. Obrigado por não adoçar isto!”.
Ao “Upworthy”, Yvonne, explicou que “a maternidade é um tópico complicado e cheio de nuances, mas que, na maior parte do tempo, só ouvimos e vemos o que se destaca”, para explicar a grande audiência, quando trata deste tipo de assuntos. A mãe e coach (profissional que incentiva a alta performance) dá conta que a maioria dos seus dias na maternidade não se parecem nada com o que vê nas redes sociais. Ao admitir isto, espera ajudar outras mães a sentirem-se vistas e validadas.
Veja o vídeo
Celeste Yvonne é uma escritora e coach com mais de 20 anos de experiência como profissional de comunicação empresarial. Os seus textos debruçam-se sobre temas como a parentalidade, a carga mental da maternidade e a cultura do vinho para as mães, tendo publicado o livro “It’s not about the wine”, em que reflete sobre como muitas mulheres usam o álcool para controlar o stress. Mora, atualmente, com a sua família em Reno, uma cidade em Nevada, Estados Unidos da América.