A 67.ª edição dos Grammys foi de emoções fortes. Dos artistas que ganharam prémios tão aguardados, como Beyoncé, que conquistou o galardão de Álbum do Ano, aos que ficaram destroçados por não terem conquistado nenhum, como Billie Eilish, que foi vista em lágrimas ao perder em todas as sete categorias para as quais foi nomeada, o certame deu que falar.
Mas nem só daquilo que se espera que aconteça neste género de eventos (a entrega dos prémios, diga-se) se fez a festa. O certame da Recording Academy, que aconteceu na noite deste domingo, 2 de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Estados Unidos, também teve muito sumo para aqueles que acompanham as quezílias entre as celebridades.
Houve, em particular, duas situações que chamaram a atenção dos espectadores da cerimónia. Por um lado, Sabrina Carpenter e Olivia Rodrigo foram vistas a conversar, tendo, no final da interação, dado um abraço sentido. Por outro, Taylor Swift foi vista a falar com Louis Partridge, o namorado de Olivia Rodrigo. Afinal, o que é que isto significa? Nós explicamos.
O que aconteceu entre Olivia e Sabrina?
A rivalidade entre Olivia Rodrigo e Sabrina Carpenter tem sido um dos tópicos mais comentados no mundo da música pop. Tudo começou em plena pandemia, em janeiro de 2021, quando Olivia Rodrigo lançou o seu single de estreia, "Drivers License", que parecia ser uma espécie de desabafo da pop star sobre a relação que teve com Joshua Basset (e um subsequente triângulo amoroso).
A dupla conheceu-se em 2019 durante as filmagens de "High School Musical: The Musical: The Series", uma série da Disney+ onde interpretavam os protagonistas Nini e Ricky, respetivamente. A química entre os dois era evidente, tanto dentro como fora do ecrã, levando a especulações de que estariam a namorar na vida real. Embora nunca o tenham confirmado, muitos acreditam que começaram um namoro durante as gravações.
O suposto casal terá terminado em 2020 e, depois disso, Joshua Basset foi visto com Sabrina Carpenter, que também foi atriz e cantora da Disney, o que levantou rumores de que haveria ali um triângulo amoroso. Esta situação ganhou destaque precisamente quando Olivia Rodrigo lançou "Drivers License", fruto de um verso que deixava pouca margem para dúvidas.
"And you're probably with that blonde girl / Who always made me doubt / She's so much older than me" ("E provavelmente estás com aquela rapariga loira, que sempre me fez ter dúvidas, ela é muito mais velha que eu", em português). A descrição encaixava na perfeição: Sabrina Carpenter não só é loira, como é mais velha que Olivia Rodrigo, tendo as duas cerca de quatro anos de diferença.
Em resposta às especulações, Sabrina Carpenter lançou "Skin", que muitos interpretaram como uma resposta direta a "Drivers License". Na canção, a artista disse "Maybe you didn't mean it / Maybe blonde was the only rhyme" ("Talvez não fosse a intenção, talvez loira fosse a única rima", em português), o que foi visto como uma referência direta à letra da colega, o que acabou por deixar implícita a rivalidade.
Apesar de a narrativa se ter tornado bastante mediática, ambas as artistas tentaram minimizar essa ideia, negando – ainda que por meias palavras – e afirmando que as pessoas estavam a criar uma guerra que não correspondia à realidade. No entanto, a perceção pública de uma disputa entre as duas persistiu, alimentada por análises detalhadas das letras e interações nas redes sociais.
Em maio de 2022, a a dupla foi vista a falar amigavelmente na Met Gala, de acordo com a "People". Entretanto, na noite deste domingo, 2 de fevereiro, parece que a guerra entre ambas (se é que existiu de facto) está mais do que terminada, tendo em conta que não só foram vistas a meter a conversa em dia novamente, como se abraçaram, confirma a "Elle".
Louis Partridge a falar com Taylor Swift? Qual é o problema?
Pode parecer algo saído de uma série juvenil, mas avisámos já: aquilo que poderia separar estas duas celebridades também tem que ver com a quezília anterior. Isto porque Olivia Rodrigo sempre foi uma fã assumida de Taylor Swift – dos tempos de infância, mesmo –, tendo dito publicamente várias vezes que esta era uma das suas principais influências musicais. Até que, um dia, tudo mudou.
Para explicarmos isto, temos de regressar, novamente, a 2021, quando Olivia Rodrigo lançou "Sour", o seu primeiro álbum. Este contava com a canção "1 Step Forward, 3 Steps Back", na qual podiam ser ouvidos por muitos elementos de "New Year's Day", um êxito de Taylor Swfit presente no álbum "Reputation", lançado em 2017. E não foi o único êxito em que isto aconteceu.
Na canção "Deja Vu", outra das faixas mais populares do álbum de estreia da cantora, Olivia Rodrigo reconheceu que este foi bastante inspirada em "Cruel Summer", faixa de Taylor Swift do álbum "Lover", lançado de 2019. Em julho de 2021, a cantora terá sido obrigada a adicionar Taylor Swift e Jack Antonoff aos créditos de ambas as canções, nomes que, numa primeira instância, não estavam lá, diz a "Rolling Stone".
Daqui para a frente, a relação aparentemente próxima entre as duas artistas começou a quebrar. A dupla, que sempre foi bastante próxima – especialmente sabendo que Taylor Swift até dizia que Olivia Rodrigo era sua filha –, começou a ter cada vez menos interações. Não só nas redes sociais, onde comentavam e partilhavam os sucessos uma da outra, como em eventos.
Especula-se que questões relacionadas com os créditos de composição às quantias financeiras envolvidas possam ter contribuído para esse afastamento. De acordo com a "Page Six", Taylor Swift, Jack Antonoff e Annie Clark, que também esteve envolvida na produção das canções da namorada de Travis Kelce, ficaram com 50% dos lucros da mesma, enquanto Olivia Rodrigo e o produtor Daniel Nigro dividiriam o resto.
A situação ganhou mais destaque quando Taylor Swift anunciou que Sabrina Carpenter seria a artista de abertura da icónica digressão internacional, "The Eras Tour", em 2023. Dado o histórico da dupla, especialmente no que diz respeito ao triângulo amoroso que inspirou "Drivers License", muitos fãs interpretaram essa escolha como um possível sinal de tensão ou afastamento entre Taylor Swift e Olivia Rodrigo.
Entretanto, Louis Partridge, que namora com Olivia Rodrigo, foi visto a falar com Taylor Swift nos Grammys, algo que nunca tinha acontecido antes. Embora a cantora não estivesse presente no momento em que tudo aconteceu, isto poderá significar que a dupla também já terá feito as pazes, tendo em conta que o relacionamento já dura desde 2023 e o ator tem acompanhado a namorada em todos os concertos.