Pepe pode voltar a representar a equipa das quinas na próxima terça-feira, 11, frente à República da Irlanda. Depois de ter falhado os encontros com a Finlândia e com a Croácia, o jogador de 41 anos deverá ser aposta de Roberto Martínez no próximo jogo, como tem vindo a ser nas partidas passadas da Seleção Nacional. Convocado para o Euro2024, esta será a quinta participação do defesa nesta competição, que se especula poder ser a última, ficando apenas atrás das seis participações de Cristiano Ronaldo.
A jogar em Portugal desde 2001, onde começou no Marítimo, Pepe veio para terras lusas aos 16 anos à procura de uma vida melhor daquela que tinha em Alagoas, no Brasil. As oportunidades surgiram e passou a representar o clube azul e branco em 2004, sendo que três anos depois conseguiu a nacionalidade portuguesa e foi a jogo com a Seleção Nacional no Euro2008 - onde foi o jogador que marcou o primeiro golo português desta competição, segundo o site oficial da equipa das quinas. Ainda em 2007, ruma ao Real Madrid, ficando por lá durante 10 anos.
2017 é o ano em que Pepe assina contrato com o Besiktas, mas em 2019 volta ao clube do seu coração, o Futebol Clube do Porto, onde permanece até aos dias de hoje. Considerado um dos melhores defesas portugueses de todos os tempos, o internacional de 41 anos já conquistou 38 troféus ao longo da sua carreira, dos quais 22 foram nos merengues e 14 nos dragões. No entanto, a transformação que o clube azul e branco sofreu nos últimos tempos, com a eleição de André Villas-Boas e a saída de Sérgio Conceição, fez com que também Pepe fosse um dos nomes na lista de saídas, e até já tem, alegadamente, um novo clube.
Mesmo aos 41 anos, o defesa continua a receber convites. Agora, o nome de Pepe está a ser associado ao Al-Nassr, clube da Arábia Saudita onde joga Cristiano Ronaldo, Otávio e Alex Telles, depois de entender que tinha as condições de jogar, pelo menos, mais uma época. Como a sua "continuidade no plantel" poderia afetar "a política de rejuvenescimento" do FC Porto, segundo o jornal desportivo "A Bola", o clube saudita chegou-se à frente para convidar o defesa a continuar a dar uns toques na bola, e especula-se que Pepe poderá aceitar o convite.
No entanto, não só de futebol se faz a vida. Casado com Ana Sofia Moreira desde o verão de 2010 e pai de três filhos, Angeli, de 11 anos, Emily, de 10, e Rodrigo, de quase dois anos, os momentos de descontração do craque português são passados em família (ou, na verdade, com uma bola nos pés), e, cada câmara que o vê, apanha-o a sorrir.