A família real britânica está a passar por um período de mudança e se poderíamos pensar que apenas os duques de Sussex mudavam o estatuto depois de renunciarem aos títulos reais através de uma publicação no Instagram a 8 de janeiro, um novo comunicado vem provar o contrário.
Este domingo, 26 de janeiro, a rainha Isabel II deu um novo cargo ao duque de Cambridge, William, de acordo com o jornal "The Independent". O filho mais velho da princesa Diana vai assumir o cargo de Senhor Alto Comissário para a Assembleia Geral da igreja presbiteriana da Escócia, que vai acontecer entre 16 e 22 de maio.
"O papel de Senhor Alto Comissário é manter a relação entre o Estado e a Igreja, e a longa tradição de nomear um Senhor Alto Comissário tem origem no fim do século XVI", descreve o comunicado, adiantando ainda que a escolha para este cargo tem como base o mérito e a contribuição para a sociedade. A nomeação é feita anualmente pela rainha desde 1952 e este ano decidiu conceder ao neto a responsabilidade pela Assembleia.
William, que está envolvido em vários projetos sociais, sempre acompanhado da mulher, parece ser a pessoa indicada para o cargo que anteriormente já foi ocupado por Ana, princesa real, príncipe Carlos, duque de Rothesay, príncipe André, duque de York e príncipe Eduardo, conde de Wessex.
Agora é a vez do filho da princesa Diana, que deve conduzir um "programa de compromissos para refletir o trabalho das instituições de caridade e da Igreja", continua o comunicado.