• Restaurantes
  • Viagens
  • Saúde

MAGG

  • Big Brother
  • Opinião
  • Receitas
Instagram Facebook Tiktok
Menu
  • atual
    • Nacional
    • Internacional
  • vida saudável
    • Alimentação
    • Exercício
  • fashion
    • Moda
    • Beleza
  • celebridades
  • amor e sexo
    • relações
    • Sexo
    • filhos
  • TV e cultura
    • TV
    • filmes
    • música
    • livros
  • Travel MAGG ↗
  • Prémio Cinco Estrelas
Tópicos
  • Restaurantes
  • Viagens
  • Saúde
  • Big Brother
  • Opinião
  • Receitas
Esquema de cores
No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
Siga-nos
Newsletter
  • Instagram
  • Facebook
  • Tiktok
MAGG
  • atual
    • Nacional
    • Internacional
  • vida saudável
    • Alimentação
    • Exercício
  • fashion
    • Moda
    • Beleza
  • celebridades
  • amor e sexo
    • relações
    • Sexo
    • filhos
  • TV e cultura
    • TV
    • filmes
    • música
    • livros
  • Travel MAGG
  • Prémio Cinco Estrelas

Pai, atleta e dentista. Quem é Tomás Appleton, o capitão da seleção nacional de râguebi?

MAGG MAGG
  • Ana Barros
19 nov 2022 17:32
Celebridades
  • medicina dentária
  • biografia
  • Tomás Appleton
  • râguebi
  • mundial 2023
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Portugal faz história e vence a melhor equipa de andebol do mundo. Veja as fotos mais descontraídas dos jogadores
    MAGG · Atualidade · 21 jan 2026 13:00

    Portugal faz história e vence a melhor equipa de andebol do mundo. Veja as fotos mais descontraídas dos jogadores

    por Inês Policarpo
  • De Madalena Aragão no estádio a Montenegro no balneário. 20 fotos dos festejos de Portugal
    MAGG · Celebridades · 9 jun 2025 10:45

    De Madalena Aragão no estádio a Montenegro no balneário. 20 fotos dos festejos de Portugal

    por Inês Policarpo
Este artigo tem mais de 3 anos
16 anos depois volta a fazer-se história: Portugal empatou com os EUA e qualificou-se para o Mundial de Râguebi 2023. Mas afinal quem é Tomás Appleton, o capitão dos 'Lobos'? Nós contamos-lhe tudo.
Pai, atleta e dentista. Quem é Tomás Appleton, o capitão da seleção nacional de râguebi?
16 anos depois e pela segunda vez na história do râguebi português , a seleção nacional qualificou-se para um Mundial de Râguebi. A equipa das quinas, popularmente apelidade de  'Lobos', empatou 16-16 com os Estados Unidos, garantindo um lugar no campeonato do Mundo, que irá decorrer entre setembro e outubro de 2023, em França.

“É difícil explicar, é um dos melhores sentimentos do mundo. Quando sabes que o trabalho duro valeu a pena, não há palavras para o descrever. É incrível”, disse Tomás Appleton após o jogo frente aos EUA, citado pelo "Expresso". “Falhámos isto algumas vezes e precisávamos de uma nova geração para inspirar crianças a jogar râguebi e acho que fizemos o melhor trabalho possível para isso”, acrescentou o jogador de 29 anos. Mas afinal quem é Tomás Appleton, o capitão da seleção portuguesa de râguebi?

Do primeiro treino horrível até ao sonho inglês

"Comecei a jogar râguebi  com 6 anos, na altura por causa do meu irmão Francisco. Comecei a vê-lo a ir para o râguebi e a voltar a casa todo sujo, dos pés à cabeça. Comecei a pensar: 'se calhar é isto que eu quero'". Foi assim que Tomás Appleton começou por contar a sua história, num vídeo que publicou no Instagram e que tem como descrição "Be your own inspiration" (em português, "sê a tua própria inspiração").

Quando eles nasceram, Ronaldo já tinha barba. Conheça os 8 jogadores mais novos da Seleção Nacional
Quando eles nasceram, Ronaldo já tinha barba. Conheça os 8 jogadores mais novos da Seleção Nacional
Ver artigo

"Nessa idade os nossos irmãos mais velhos são aquela referência que nós temos", explica o capitão, revelando que acabou por ir a um treino de râguebi para experimentar. Mas não foi amor à primeira vista. "Odiei, odiei completamente, não era nada daquilo que eu queria, aguentei-me mais uns meses, mas depois sai do râguebi", revelou.

O jogador de 29 anos acabou por abandonar a modalidade, mas apenas durante seis meses. "Deu-me na cabeça e pensei: 'se calhar vou dar mais uma oportunidade'". E assim foi. Tomás Appleton começou no Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL), em 2011, e conquistou três campeonatos no Campeonato Português de Râguebi, conhecido como Divisão de Honra, em 2011/12, 2013/14 e 2016/17. 

O talento do capitão da equipa das quinas foi notado e o jogador voou até à Inglaterra para integrar o clube Darlington Mowden Park, na National League One em 2015/2016. Nessa altura, tornou-se uma revelação em Inglaterra, tendo recebido um prémio em 2015 pela Federação Portuguesa de Râguebi.

Movido pela paixão de um sonho, Appleton deixou em suspenso o curso de medicina dentária e viveu o sonho inglês. Mais tarde regressou para o seu antigo lar, o Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL). Atualmente integra a equipa representativa da união profissional portuguesa de râguebi, os Lusitanos. A equipa foi criada em 2013 para competir na European Challenge Cup de 2013-14. Já veste o equipamento da seleção nacional desde 2014. 

Capitão da seleção e dentista nas horas livres 

Dr. Tomás Appleton ou capitão Appleton? Os dois. Apesar de ter colocado em suspenso os estudos quando foi para Inglaterra, o jogador conseguiu seguir outro dos seus sonhos e licenciou-se em Medina Dentária, no Instituto Universitário Egas Moniz, com prática exclusiva em Cirurgia Oral e Implantologia. Tornou-se mestre em Cirurgia Oral pela Universidad Europea, em Valladolid, Espanha. Mas parece que ser licenciado e mestre não era suficiente e Tomás Appleton foi mais longe: tirou uma pós-graduação em Cirurgia Oral pela Universidad de Ciências Medicas de Santa Clara, em Cuba e um curso intensivo de Implantologia Avançada pelo Instituto Velasco, em Sao Paulo, no Brasil.

Agora, integra a equipa da clínica médica Appleton Medical Care. E parece que foi aqui (ou algures na universidade) que descobriu o amor. O jogador tem uma filha, a pequena Benedita, de um ano, fruto do casamento com a também dentista Marta Líbano Monteiro. Ambos estudaram no Instituto Universitário Egas Moniz e agora partilham o mesmo local de trabalho, o Appleton Medical Care. O casal casou-se recentemente e assinalou a data numa publicação do Instagram, ao lado da pequena Benny.

Capitão do CDUL e capitão da seleção portuguesa, o jogador assume que não esteve uma carreira inteira para o ser, mas sim a "trabalhar na melhor versão de si mesmo". Uma vez que a liderança não se faz sozinha, o jogador tem como objetivo deixar "um trabalho que deixe marcas para o futuro". "É deixar a camisola num sítio ainda mais alto de onde a encontramos", disse.

"Cantamos o hino virados para o estádio à procura de quem mais amamos"

Para fazer este trabalho que tem como objetivo "deixar marcas para o futuro", o jogador revela que vai buscar forças a quem mais ama: a família. "Cantamos o hino virados para o estádio à procura de quem mais amamos e estou constantemente à procura dos meus pais, do meu irmão, da minha mulher, da minha família e dos meus amigos", disse o capitão da equipa dos Lobos.

"Cada vez que jogo pela seleção é também por eles que estou a jogar e é um bocadinho de cada um deles que levo comigo para dentro de campo", revelou Tomás Appleton. "Acaba por ser essa a minha força para jogar melhor", finalizou.

Veja o vídeo

Percorra a galeria e conheça melhor Tomás Appleton

  • O jogador foi pai da pequena Benny em agosto de 2021
  • O capitão da seleção portuguesa de râguebi casou-se com a médica dentista Marta Líbano Monteiro no dia 10 de setembro deste ano
  • A pequena Benny tem agora 1 ano
  • O casal esteve em Marraquexe em setembro de 2019
  • Uma das primeiras fotografias publicadas na conta de Instagram da médica dentista Marta Líbano Monteiro
  • O jogador licenciou-se em Medicina Dentária e trabalha como médico dentista ao lado da mulher na clínica médica Appleton Medical Care
  • O jogador também aparece a fazer surf na conta de Instagram
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.

Veja também

  • Portugal faz história e vence a melhor equipa de andebol do mundo. Veja as fotos mais descontraídas dos jogadores
    MAGG · Atualidade · 21 jan 2026 13:00

    Portugal faz história e vence a melhor equipa de andebol do mundo. Veja as fotos mais descontraídas dos jogadores

    por Inês Policarpo
  • De Madalena Aragão no estádio a Montenegro no balneário. 20 fotos dos festejos de Portugal
    MAGG · Celebridades · 9 jun 2025 10:45

    De Madalena Aragão no estádio a Montenegro no balneário. 20 fotos dos festejos de Portugal

    por Inês Policarpo

Em destaque

  • Herói improvável conquista lugar para o Benfica na Liga dos Campeões. Veja 16 fotos de Anatoliy Trubin
    MAGG · Atualidade · 29 jan 2026 14:00

    Herói improvável conquista lugar para o Benfica na Liga dos Campeões. Veja 16 fotos de Anatoliy Trubin

    por Inês Policarpo
  • Imprensa britânica revela rendimentos milionários do príncipe William. Descubra a fortuna que ganha ao dia
    MAGG · Celebridades · 29 jan 2026 10:52

    Imprensa britânica revela rendimentos milionários do príncipe William. Descubra a fortuna que ganha ao dia

    por Patrícia Ribeiro
  • Ex de Kim Kardashian (e protagonista da famosa sex tape) tem meses de vida. Saiba o que se passa com Ray J
    MAGG · Celebridades · 29 jan 2026 15:49

    Ex de Kim Kardashian (e protagonista da famosa sex tape) tem meses de vida. Saiba o que se passa com Ray J

    por Patrícia Ribeiro
  • Já morreram 6 pessoas devido à depressão Kristin. Escolas continuam fechadas e vêm aí mais tempestades
    MAGG · Nacional · 29 jan 2026 10:23

    Já morreram 6 pessoas devido à depressão Kristin. Escolas continuam fechadas e vêm aí mais tempestades

    por João Valadares

Últimas

  • MAGG · Celebridades · 29 jan 2026 15:49

    Ex de Kim Kardashian (e protagonista da famosa sex tape) tem meses de vida. Saiba o que se passa com Ray J

    por Patrícia Ribeiro
  • MAGG · Celebridades · 29 jan 2026 15:00

    Kim Kardashian quebra o silêncio sobre fotos apagadas de Harry e Meghan na festa de Kris Jenner

    por Francisca Ré
  • MAGG · Atualidade · 29 jan 2026 14:00

    Herói improvável conquista lugar para o Benfica na Liga dos Campeões. Veja 16 fotos de Anatoliy Trubin

    por Inês Policarpo
  • MAGG · Celebridades · 29 jan 2026 10:52

    Imprensa britânica revela rendimentos milionários do príncipe William. Descubra a fortuna que ganha ao dia

    por Patrícia Ribeiro
  • MAGG · Nacional · 29 jan 2026 10:23

    Já morreram 6 pessoas devido à depressão Kristin. Escolas continuam fechadas e vêm aí mais tempestades

    por João Valadares
  • MAGG · Beleza · 29 jan 2026 09:59

    Roxo, azul ou verde. Estas são as cores de unhas que vão bombar em 2026 (e temos 21 inspirações)

    por João Valadares

MAGG

Avenida Dom Rodrigo da Cunha, 20, 2ºB Direito Norte
1700 - 141 Lisboa

Em destaque

  • Restaurantes
  • Viagens
  • Saúde
  • Big Brother
  • Opinião
  • Receitas

Áreas editoriais

  • Atualidade
  • Beleza
  • Cultura
  • Exercício
  • Filhos
  • Moda
  • Relações
  • Saúde
  • Viagens

Sigam-nos

  • Instagram ↗
  • Facebook ↗
  • Tik Tok ↗

A MAGG

  • Fale connosco
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Como anunciar ↗
  • Regras da comunidade
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade

    Notificações

    Queremos estar sempre consigo. Para não perder nenhum dos nossos conteúdos, subscreva as nossas notificações e mantenha-se atualizado. Obrigada!
    Geral

    Notificações bloqueadas pelo browser

    Veja também

    Relacionados Playlist

    Autoplay