A rainha Isabel II voltou a aparecer em público, quase dois meses depois das cerimónias fúnebres do marido, o príncipe Filipe, que aconteceram a 29 de março. A monarca de 96 anos, que esta semana falhou o tradicional discurso na sessão de abertura do parlamento britânico por recomendação médica, surgiu na competição equestre Royal Windsor Horse Show esta sexta-feira, 13 de maio.

Abertura do Parlamento aconteceu sem a presença da rainha. Príncipe Carlos leu o discurso da mãe
Abertura do Parlamento aconteceu sem a presença da rainha. Príncipe Carlos leu o discurso da mãe
Ver artigo

Isabel II deslocou-se de Range Rover no curto percurso entre o Castelo de Windsor e a Copper House Arena,  onde decorre a prestigiada competição equestre. A monarca, uma ávida fã de cavalos e da arte equestre, viu de perto alguns stands da exposição confortavelmente sentada no carro que a transportou. De acordo com o "Daily Mail", a rainha foi aplaudida pelo público que marcou presença neste evento.

Veja o vídeo

Depois, acompanhada do filho mais novo, o príncipe Eduardo e da nora, Sophie, Isabel II deu alguns passos com a ajuda de uma bengala, e assistiu a uma prova onde competia um dos seus cavalos, Balmoral Leia.

Rainha Isabel II assistiu a prova equestre no Royal Windsor Horse Show
Rainha Isabel II assistiu a prova equestre no Royal Windsor Horse Show créditos: Royal Windsor Horse Show

O  Royal Windsor Horse Show marca o início oficial das celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II, a comemoração que culminará com um feriado de quatro dias, de 2 a 5 de junho. A rainha Isabel II é a primeira monarca britânica a completar 70 anos como chefe de Estado.

Apesar de, no último ano, Isabel II ter sido acometida por problemas de saúde cada vez mais frequentes (a falta de mobilidade e uma difícil recuperação após ter contraído COVID-19), o tema da sucessão ainda não é discutido, pelo menos abertamente. O príncipe Carlos, o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, tem 73 anos e a mulher, Camilla, 74. Caso se torne chefe de Estado, Carlos será o monarca mais velho de sempre do Reino Unido. O rei Guilherme IV tinha 63 anos quando subiu ao trono, em 1830.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.