A rainha Letizia tem tido um papel fundamental a preparar a filha mais velha, a princesa Leonor, como mulher e herdeira ao trono espanhol. Numa altura em que a mulher do rei Felipe VI se vê envolvida em rumores de traições ao marido, foi revelado que aconselhou as filhas a não se precipitarem em decisões como o casamento.
Em conversas privadas, a rainha Letizia tem aconselhado a filha a experienciar diferentes relacionamentos antes de assumir compromissos definitivos, sendo que acredita que relações abertas e diferentes a enriquecerá a no que toca ao seu desenvolvimento pessoal e emocional, segundo o jornal "El Nacional".
A mulher do rei Felipe VI alertou que, enquanto membro da realeza e figura pública, a princesa Leonor estará sempre sob o escrutínio da opinião pública, mas insistiu que a filha mais velha deve priorizar a sua felicidade acima das expectativas dos outros.
A herdeira ao trono espanhol seguiu o conselho da mãe e até foi vista a manter uma relação próxima com um jovem brasileiro chamado Gabriel, sendo que os dois não manterão uma relação assumida.