Ricardo Araújo Pereira completa 47 anos esta quarta-feira, 28 de abril. Todos o conhecemos pelo seu sentido de humor e capacidade de discurso para comentar assuntos relacionados com política e sociedade. Mas o que muitos desconhecem é o seu lado de filantropo e, por isso, a MAGG mostra-lhe o projeto solidário em que está envolvido.
Há dois anos que o humorista dá a cara pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em especial pela campanha que está atualmente em vigor, nos blocos publicitários das televisões e outdoors, sobre a consignação de 0,5% do IRS para ajudar esta entidade de referência nacional.
No vídeo, disponível no Facebook da Liga, podemos ver Ricardo Araújo Pereira a explicar como é que os contribuintes podem doar gratuitamente uma percentagem para ajudar os doentes oncológicos com algum tom humorístico à mistura. "Queríamos simplificar o processo de preenchimento do IRS para os portugueses perceberem como podem contribuir", começa por explicar Ana Azevedo, do departamento de comunicação da Liga, à MAGG.
O objetivo, para além de explicar todo o processo de forma "leve", também era que os cidadãos se identificassem com o conteúdo da campanha. "Sujeito passivo? Incrível como o Fisco sabe tudo sobre nós [...] Se é gratuito, a primeira coisa gratuita daqui. Vou querer. Vou doar para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Toma! Embrulha, Fisco", diz o humorista no vídeo.
Quando recebeu o convite para dar a cara por uma causa, Ricardo Araújo Pereira não hesitou. "Aceitou o convite de imediato e as campanhas funcionam sempre muito bem. O Ricardo tem já um histórico de ligação à Liga. As ideias são pensadas em equipa e depois são apresentadas ao Ricardo, que acaba por fazer as alterações que achar relevantes", conta ainda Ana Azevedo.
Para além disso, o rosto bem conhecido dos portugueses esteve já presente em vários eventos de sensibilização organizados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e, em algumas entrevistas, também considera relevante abordar a situação difícil que muitos doentes oncológicos atravessam.
A surpresa que devolveu o sorriso a criança com cancro
Em 2017, quando surpreendeu uma jovem na festa de Natal da Acreditar — Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, mostrou um pouco mais do seu lado altruísta. Marlene Silva, de 19 anos, conheceu o humorista no Instituo Português de Oncologia quando tinha apenas 8 anos e ambos protagonizaram um momento inusitado, em que Ricardo a questionou sobre quem seria o "mais parvo".
Marlene, que atravessava uma luta contra o cancro, não hesitou em afirmar que o "mais parvo" só podia ser Ricardo. "Estava isolada, sabem o quanto é horrível estar isolada? Estava isolada há três semanas e este maluco pôs-me a rir, feita maluca", disse a jovem já depois de ser surpreendida pelo humorista.
Apesar de não gostar de expor os seus atos de solidariedade e causas em que acredita, o que é certo é que o humorista Ricardo Araújo Pereira é muito mais do que alguém que aparece ao domingo na televisão para nos fazer rir em "Isto é Gozar com quem Trabalha", da SIC.