Rita Pereira completa 40 anos este domingo, 13 de março. Para celebrar a entrada nos quarenta, a atriz rumou até Praslin, nas Ilhas Seychelles, para uns dias de descanso com o companheiro, Guillaume Lalung.
Para assinalar o aniversário da cara da TVI, a MAGG reuniu alguns dos momentos mais marcantes do seu percurso e, apesar da carreira vasta, torna-se impossível não começar por recordar a participação da atriz na série infantojuvenil da TVI, "Morangos com Açúcar". E quando percebemos que aquela jovem morena de cabelos ondulados chegou aos 40, percebemos também que o tempo voa.
Esta não foi, contudo, a primeira aparição da artista na televisão nacional, uma vez que antes já se tinha dado a conhecer em "Coração Malandro" (2002), "Saber Amar" e "O Teu Olhar" (2003), da TVI, ou "Maré Alta" e "Uma Aventura" (2004), na SIC.
Após estas pequenas participações, entre 2004 e 2005, Rita Pereira encantou todo um público ao dar vida a Soraia Rochinha na segunda temporada de "Morangos com Açúcar". Depois do protagonismo alcançado, seguiram-se vários papéis de destaque, sempre na estação de Queluz de Baixo.
Do papel de Estrelinha em "Doce Fugitiva" (2006), à Madalena Alvarenga em "A Herdeira" (2017-2018), passando por dar vida a Alice Rodrigues Santos em "Feitiço de Amor" (2008) ou a Luena da Silva em "Única Mulher" (2015-2017), Rita Pereira esteve em cena nas telenovelas durante 16 anos seguidos, tendo feito apenas uma pausa na ficção entre 2018 e 2022.
Contudo, nem durante este período a cara da TVI deixou de nos entrar em casa. Entre 2018 e 2019 apresentou programas como "Dança com as Estrelas" ou "Apanha se Puderes", ao lado de Pedro Teixeira. Em 2019, foi ainda jurada do formato "A Tua Cara não me é Estranha". Em 2020 voltou à condução de "Dança com as Estrelas" e em 2021 assumiu uma vez mais o papel de jurada num programa de talentos, desta vez em "All Together Now".
Apesar de dar cartas no mundo da apresentação, Rita Pereira mostrou-nos que já sentíamos a sua falta nas telenovelas. Depois de quatro anos afastada da representação — que coincidiram com o nascimento do filho Lonô, de três anos, fruto da relação com Guillaume Lalung — a atriz encontra-se atualmente a dar vida a Maria Rosa Lobo Furtado, uma das protagonistas da nova telenovela da TVI "Quero é Viver".
Dividindo-se entre a profissão e a maternidade, é nas redes sociais que Rita Pereira vai também partilhando momentos em família, ao lado do filho Lonô e do companheiro Guillaume. Para celebrar os 40 anos da atriz e apresentadora, reunimos alguns desses melhores momentos. Ora veja.