Depois de todos os rumores (inclusive da negação por parte de Cristiano Ronaldo, após o jogo contra a Suíça no Mundial de Futebol do Catar), está confirmado: o futebolista integra agora a equipa árabe Al Nassr. O avançado português foi anunciado na sexta-feira, 30 de dezembro de 2022.

O problema não é Ronaldo trair Portugal. O problema é Ronaldo dar a cara pela Arábia Saudita
O problema não é Ronaldo trair Portugal. O problema é Ronaldo dar a cara pela Arábia Saudita
Ver artigo

A apresentação oficial do futebolista de 37 anos, que se comprometeu com o clube por duas épocas e meia, acontece esta terça-feira, 3 de janeiro, no estádio Mrsool Park (com capacidade para 25 mil lugares), em Riade, a capital do país. Decorre às 19 horas locais, 16 horas em Lisboa.

Cristiano Ronaldo chegou à Arábia Saudita esta segunda-feira, 2 de janeiro. Como decorreu a viagem para lá, a caminho do novo emprego? Quem levou consigo? Quais são as condições que o esperam? Com quem vai estar em campo? Onde vai estar a viver? Fomos descobrir.

Quem acompanhou Ronaldo até Riade?

CR7 viajou para o Médio Oriente na companhia da família. Ao que tudo indica, estará com a companheira, Georgina Rodríguez, e com os filhos, Cristiano Ronaldo Júnior, o mais velho, com 12 anos, Alana Martina, Mateo Ronaldo, Eva Maria, os três com 5 anos, e Bella Esmeralda, a mais nova, com 8 meses.

A viagem foi feita desde Madrid num avião de luxo, que até tinha um quarto privado. Ronaldo terá levado consigo "um número considerável de auxiliares e até uma empresa de segurança privada", revelou uma fonte do novo clube, assim como refere o "Record".

Onde é que CR7 vai viver?

Parece que as leis restritas do Islamismo não se vão aplicar à família de CR7 — pelo menos a todo o momento. Para contornarem imposições tais como ter de utilizar roupa mais larga e modesta, que cubra os ombros e os joelhos, vão estar a viver num complexo de luxo, dentro do qual as leis religiosas não entram em vigor.

Trata-se de uma espécie de cidade dentro de Riade onde os estrangeiros podem viver com base nas regras da Europa. A nova mansão, avaliada em 13 milhões de euros e perto do estádio, será um autêntico palácio, com oito quartos e uma piscina olímpica, avança o "Daily Mail".

O mesmo jornal aponta os bairros prestigiados Al Muhammadiyah e Al Nakheel como as duas opções mais fortes para a residência desta família. A confirmar-se, terão direito a ginásios, infantários e restaurantes próprios, bem como a escolas internacionais e a centros comerciais.

Como é o contrato de Cristiano Ronaldo?

O contrato que Ronaldo firmou com o Al Nassr tornou-o o atleta mais bem pago da História. Ao contrário do que havia sido dito até agora, pode chegar mesmo aos 500 milhões de euros, durando até 2030 e não até 2025, dado que finda a carreira de futebolista, CR7 "será uma espécie de conselheiro do Al Nassr", declara o "Jornal de Notícias".

Este contrato pressupõe assistência, a todo o momento, à família, um avião à disposição de Ronaldo, que poderá abdicar, caso queira, dos serviços do treinador do Al Nassr. O avançado português também terá a hipótese de abandonar a Arábia Saudita ao fim de seis meses, no caso de o Newcastle solicitar os seus serviços, já que o clube agora é detido pela família real saudita e pode, assim, solicitar o empréstimo de CR7.

Quem integra o Al Nassr?

De momento, o clube fundado em 1955 é orientado pelo francês Rudi Garcia, que tem no currículo Roma, Lyon e Marselha. Porém, a equipa do Al Nassr já foi treinada pelos portugueses Rui Vitória e Artur Jorge. O clube lidera a liga saudita e já venceu nove campeonatos.

Presidido por Musalli Al-Muammar, o Al-Nassr Football Club conta com o brasileiro Anderson Talisca (ex-Benfica) e com o camaronês Vincent Aboubakar (ex-FC Porto) no plantel, bem como o guarda-redes colombiano David Ospina e o brasileiro Luiz Gustavo.