Mais conhecida como Mercedes na novela "Bem Me Quer", da TVI, São José Correia foi entrevistada por Maria Cerqueira Gomes no programa "Conta-me" deste domingo, 17 de julho, e, a meio da conversa, a apresentadora tocou num tema que era, afinal, mentira. Como muitas pessoas que acompanham a vida da atriz, Maria Cerqueira Gomes achava que São José Correia sofreu um cancro na altura em que decorria a novela "Santa Bárbara", também da estação de Queluz de Baixo.

"Essas noticias são falsas", esclareceu de imediato. "Isso é totalmente falso. Eu tenho o meu baço", disse a atriz após a apresentadora abordar a questão. Esta ideia foi divulgada em notícias que surgiram em 2016, que remetiam para um tumor no baço que obrigou a parar a novela, contudo, São José Correia, ainda que desconfortável sobre o tema, decidiu explicar aquilo que realmente aconteceu.

"Não tive problema nenhum na 'Santa Bárbara'. O que tirei, sim, foi a minha vesícula. Que não tem anda que ver com tumores. A vesícula tem que ver com um descontrolo do organismo", explicou e prosseguiu: "Há vesículas que se descontrolam, a minha descontrolou-se e fui operada de urgência". A operação foi feita no Hospital de São José, em Lisboa, e a situação, embora não se tratasse de um tumor, foi grave. "Sim, estava a morrer. Basicamente estava a morrer, mas não teve nada que ver nem com o baço, nem com tumores", esclareceu.

Goucha. "A sensação que me dá é que tudo o que cheire a Cristina Ferreira é rejeitado"
Goucha. "A sensação que me dá é que tudo o que cheire a Cristina Ferreira é rejeitado"
Ver artigo

Tudo aconteceu já depois da novela, o que mais uma vez não coincide com o que diziam as notícias da altura. "A 'Santa Bárbara' nunca parou por minha causa. Aliás, não parou por ninguém", afirmou a atriz que não percebe como se criou um boato sobre o alegado cancro. "Quando sai uma notícia dessas é quase impossível desmentir", uma vez que há sempre alguém que acredita que existe um "fundo de verdade" e este tipo de notícias atraem o público. "As pessoas adoram dramas, adoram que as pessoas estejam mal porque é um bocadinho essa coisa da curiosidade mórbida: alguém que estão habituados a ver na televisão tem um problema grave de saúde e isso trá-los à Terra. 'Ah, afinal também têm problemas'. E isso aproxima as pessoas. Eu compreendo tudo isso", disse.

Com alguma revolta pelo facto de ter sido divulgado algo que não era verdade, São José Correia, frisa que, apesar de ser atriz, ou seja, uma figura pública, não tem falar sobre as suas doenças, no fundo, da vida privada. "Eu não tenho de falar sobre isso. Eu tenho de falar sobre o meu trabalho, sobre a forma como eu lido com as pessoas no meu trabalho, em sociedade, os meus gostos, o que leio, os filmes que vejo, as pessoas que gosto", referiu.

Contudo, São José Correia não é contra as figuras públicas que expõem momentos mais negativos nas redes sociais, considera apenas que nunca o faria. "Acho que se eu tivesse um tumor, aliás não estou livre, eu provavelmente não seria das pessoas que viria procurar apoio nem exorcizar nas redes sociais", afirmou.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.