Para muitos, Tate McRae não é propriamente uma novidade. A cantora canadiana de 21 anos já anda a fazer digressões pelo mundo, tendo passado inclusivamente por Portugal no ano passado, no Coliseu dos Recreios, e tendo viagem de regresso marcada para o próximo dia 7 de maio, desta vez na MEO Arena. No entanto, é provável que quem não a conheça passe a conhecer: cada vez que lança uma canção, fica completamente viral – e isso voltou a acontecer.

A artista lançou "Sports car", cujo videoclipe, publicado no Youtube na sexta-feira, 24 de janeiro, já está a caminhar para as 5 milhões de visualizações, e figura em playlists de destaque das plataformas musicais, como a "Top 50 - Global", do Spotify. A razão do fascínio pelo mais recente lançamento desta estrela pop em ascensão? A sonoridade do mesmo, que pisca o olho à música pop dos anos 2000 e a ícones como Pussycat Dolls ou Britney Spears, bem como pela sensualidade visual.

Não é de estranhar que assim seja. Afinal, a Gen Z, que perfaz a maior parte da base de fãs da cantora, é responsável por chamá-la de "nova Britney", fruto do facto de a própria admitir que é a esta artista a que deve muitas das suas referências – e a própria admitiu-o numa entrevista à "V Magazine", conduzida, imagine-se, pela princesa da pop, precisamente. Mas, afinal, de onde surgiu a mais recente sensação da música pop?

Bem, Tate McRae não é propriamente uma novata no mundo do espetáculo. Nascida em Calgary, no Canadá, a 1 de julho de 2003, a artista nunca escondeu que tinha uma paixão inata pela dança, especialmente tendo em conta que cresceu nesse meio. "A minha mãe tinha um estúdio de dança quando eu era muito nova, por isso estava constantemente na presença de bailarinos mais velhos que eu admirava", explicou à mesma publicação.

Em 2015, foi quando, efetivamente, começou a pôr o seu sonho em prática, tendo sido uma das concorrentes do The Dance Awards, uma das competições de dança mais prestigiadas dos Estados Unidos, realizadas anualmente pela organização Break the Floor Productions. Foi aqui que conquistou o título de Melhor Bailarina Júnior, frente a concorrentes de peso, como Maddie Ziegler, uma das estrelas do programa "Dance Moms" e protagonista de vários videoclipes de Sia.

No ano seguinte, aos 13 anos, participou no programa "So You Think You Can Dance: The Next Generation", uma versão juvenil do famoso concurso de dança norte-americano, criado por Simon Fuller e Nigel Lythgoe, que estreou em 2005 na FOX. A par do carisma e expressividade, a sua técnica numa idade tão jovem cativou tanto os jurados quanto o público – e foi por isso que acabou no terceiro lugar na competição.

No entanto, foi na música que Tate McRae encontrou a derradeira forma de expressão. Depois de anos a criar e partilhar covers no YouTube, começou a ganhar seguidores, muitos deles fascinados pela sua autenticidade. Até que, em 2019, lançou o single "One Day", um primeiro passo importante na sua carreira, que começou a descolar no ano seguinte, com o lançamento de "You Broke Me First" – que Britney Spears admitiu ser uma das suas músicas favoritas, já agora.

A partir daí, nunca mais parou e as baladas mais sentidas começaram a dar lugar a êxitos super sexy. Em 2023, lançou o seu segundo álbum, "Think Later", do qual saíram outros temas virais, como "Greedy" e "Exes", fruto dos ritmos vibrantes e que gritam anos 2000. Em setembro de 2024, foi com "It's OK I'm OK" que regressou aos tops mundiais, tendo cantado o tema pela primeira vez na Madison Square Garden, uma das arenas mais prestigiadas do mundo, que fica em Nova Iorque.

E não podemos esquecer o impacto que Tate McRae tem na cultura pop em termos de estilo e atitude. A artista é, sem dúvida, a nova sensação da geração Z, embora vá beber inspiração a ícones do passado – não só na música, mas também no que diz respeito a decisões de moda, costumando inspirar-se frequentemente em Britney Spears, como aconteceu nos MTV Video Music Awards de 2024, onde usou um vestido de renda preto, que piscava o olho ao que a princesa da pop tinha usado em 2001.

Ainda assim, uma coisa é certa: Tate McRae fá-lo sempre com um toque próprio. A cantora sabe como equilibrar o descomplicado e o sofisticado, tendo criado uma estética que tem feito as delícias dos verdadeiros fãs de música pop e de várias marcas de sucesso, como a Rhode, de Hailey Bieber, e a Skims, de Kim Kardashian, de cujas campanhas já foi protagonista. Tendo isso em conta, fomos à procura das fotografias mais sexy desta nova sensação da indústria, que pode ver na fotogaleria.

Espreite as fotos