Zé Pedro, guitarrista e fundador da banda portuguesa Xutos & Pontapés, que morreu em novembro de 2017 aos 61 anos, após uma longa luta contra a Hepatite C diagnosticada em 2001, vai ser homenageado pela autarquia de Lisboa, dando nome a um jardim no bairro lisboeta dos Olivais, perto da casa onde o músico morava.
O executivo municipal, em reunião privada, atribuiu por unanimidade o topónimo “Jardim Zé Pedro” ao Jardim à Rua General Silva Freira, nos Olivais, segundo referiu a agência Lusa, conforme escreve o “Expresso”. O ex-membro dos Xutos & Pontapés não será o único, já que outros nomes ligados à música serão também homenageados pela autarquia de Lisboa.
Madalena Iglésias e a fadista Celeste Rodrigues, que morreram em 2018, e João Pedro Grácio, um nome ligado à guitarra portuguesa que morreu em 1962, vão dar nome a ruas da capital. A “Rua Madalena Iglésias” vai localizar-se na antiga Rua A + Rua D ao Braço de Prata, a “Rua Celeste Rodrigues” será na Rua D 1 ao Braço de Prata, e “Rua João Pedro Grácio” passará a ser o nome da Rua Projetada à Rua Conselheiro Lopo Vaz.