As bolachas digestivas são muito consumidas no Reino Unido. Em Portugal, também reúnem imensos adeptos, mas há quem nunca tenha pensado muito sobre a origem do nome destes pequenos biscoitos. Como o próprio indica, servem para atuar no sistema digestivo. Mas como? E porquê?
Foram estas as perguntas que pairavam no cerne da relação do humorista escocês Gary Meikle e da namorada, de acordo com um vídeo publicado no Tiktok. Isto porque a companheira, que é norte-americana, nunca teve o hábito de comer aquelas bolachas e, intrigada com o nome das mesmas, pediu-lhe para analisar a lista de ingredientes e perceber de que é que se tratava.
Depois de uma breve pesquisa na Internet, acabou por descobrir a sua origem, graças a um anúncio de 1839, que dava conta de que as bolachas digestivas haviam sido desenvolvidas por dois médicos escoceses. O objetivo era ajudar no sistema digestivo, como sabemos – e isto só era possível graças a um ingrediente, o bicarbonato de sódio, que é um laxante.
Mas ainda antes disso, em 1829, já se dizia que estes biscoitos tinham propriedades medicinais. De acordo com o site The Foods of England Project, um anúncio explicitava que "estas bolachas, quando genuínas, e comidas regularmente pelas famílias, têm propriedades benéficas que ajudam a manter o funcionamento regular do corpo, e em grande medida substitui a necessidade de recorrer à medicina".
"Então, basicamente, temos comido biscoitos que nos ajudam a fazer cocó", continuou Gary Meikle, no seu vídeo, chocado com esta conclusão. Ainda assim, nem toda a gente acredita no potencial destas bolachas: é o caso da nutricionista Catherine Brennan, que disse ao "Eating Well" que é improvável que as digestivas surtam esse efeito – no máximo, o bicarbonato de sódio pode ser útil no combate contra a azia.