Esta sexta-feira, 16 de maio, assinala-se o Dia Internacional do Celíaco, uma data criada para consciencializar sobre a doença celíaca, caraterizada pela intolerância ao glúten, um grupo de proteínas de origem vegetal presente em cereais como trigo, centeio e cevada, e portanto em alimentos como pão, massa, bolachas e cerveja.

De pastel de nata ou doce de leite. As Happy Cookie vegan e sem glúten chegaram a Matosinhos e a Lisboa
De pastel de nata ou doce de leite. As Happy Cookie vegan e sem glúten chegaram a Matosinhos e a Lisboa
Ver artigo

Esta doença autoimune complica bastante a vida das pessoas que dela sofrem, já que passa a ser desaconselhado o consumo deste tipo de produtos. Para tentar minimizar este fosso, e devolver o prazer de comer aos celíacos, nasceu a Batardas, em 2020.

Tudo começou há mais tempo, na cozinha da avó Bá, onde Maria Lúcia cresceu e aprendeu a cozinhar. Quando descobriu que era celíaca, decidiu não baixar os braços e lançou esta marca portuguesa cujos alimentos são 100% livres de glúten.

Falamos de propostas doces e salgadas, como pastéis de nata, pão, pizza e até croquetes. Recentemente, a marca reforçou a gama de congelados. Pode conhecê-la melhor (e saber preços) na fotogaleria que se segue.

A Batardas aposta em reinventar clássicos sem glúten, ingredientes nocivos ou aditivos. Encontra estes produtos de alta qualidade nos supermercados ALDI e online, no site do projeto.

Além de procurar conceder alternativas saborosas, saudáveis e seguras para os celíacos (e não só), pretende também que sejam tão boas que até se esqueça de que não contêm quaisquer vestígios de glúten.