Sempre se ouviu dizer que "em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Essa é uma máxima que, aparentemente, se aplica com maior propriedade a Portugal, já que comer este alimento durante as refeições é um hábito cultural que atravessa gerações.

Além do Dia Mundial da Alimentação, esta quinta-feira, 16 de outubro, também se celebra o Dia do Pão. Por isso mesmo, a Glovo fez um balanço sobre a relevância que o pão tem nos hábitos de consumo da população portuguesa – e chegou à conclusão que este assume uma posição de relevo nos pedidos dos portugueses.  

De acordo com um comunicado da plataforma, os dados revelaram que há uma procura cada vez maior por produtos frescos e artesanais, dos quais o pão assume claramente a liderança nesta tendência. Atualmente, um quinto de todos os pedidos inclui este alimento, o que representa uma subida de 20% em relação ao ano anterior. 

A par disso, notou-se que, entre março de 2024 e março de 2025, houve um aumento de 135% dos pedidos de pão nos grandes supermercados e que pelo menos um artigo de padaria estava presente em mais de um terço das compras, que se traduz num aumento de 10% face ao ano anterior. Na Glovo Express, outro dos serviços da plataforma, registou-se um crescimento de 71% face a 2024 na categoria de pão e pastelaria

Pow Chick's. Há um novo spot de frango frito no Saldanha (servido em sanduíches de pão brioche)
Pow Chick's. Há um novo spot de frango frito no Saldanha (servido em sanduíches de pão brioche)
Ver artigo

Quando analisados os horários de maior procura, aproximadamente um terço dos pedidos ocorre entre as 9 e as 11 horas, no ponto alto do pequeno-almoço ou brunch, e entre as 17 e as 20 horas, momento em que as pessoas procuram pão fresco para comer ao jantar. Em relação às pastelarias e padarias parceiras, como Bread & Friends, Copenhagen Coffee Lab & Bakery, Bike Bakery ou Lully 1661, mantém-se o crescimento médio anual de cerca de 25%. 

A maioria das preferências recai sobre o pão bijou, o pão de mistura, os cacetinhos de trigo, a bola de lenha, o pão padeira, o pão de Rio Maior, o pão de abóbora e nozes e o pão de queijo, o que revela que os portugueses tendem a escolher pães tradicionais e regionais nos supermercados. No entanto, as opções vegan e sem glúten também estão a ganhar terreno com alternativas como o pão pachamama. Já na Glovo Express, os três best-sellers são a bolinha rústica de trigo, a baguete pequena e o pão de cereais com sementes.