
Esqueça tudo o que achava que sabia sobre pão. O melhor do País está a ser feito na Serra da Estrela, mais precisamente na Padaria Dias, em Tortosendo. E não, não estamos a falar só de uma broa bem feita, falamos de medalhas de ouro nas mãos.
Foi no Museu do Pão, no passado dia 10 de maio, que se fez história com a primeira edição do concurso O Melhor Pão de Portugal, organizado pela ACIP - Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.
As provas cegas do júri profissional consagraram a Padaria Dias vencedora de ouro nas três categorias: melhor pão de sementes, melhor pão de centeio e melhor pão Inovação. Depois de 15 dias a ajustar receitas, “este pão tem tudo que ver com a Serra”, diz José Carlos, padeiro da Padaria Dias, à MAGG.
Os preços? O quilo dos vencedores de sementes e centeio custa 4,95€, e o pão inovação, 6€ o quilo. Pode adquirir todas estas iguarias na Padaria Dias, que fica em Tortosendo, uma vila do município da Covilhã, mais precisamente na Zona Industrial de Tortosendo.
“Ser dono de padaria é diferente de ser padeiro. Ser padeiro é transformar cereais em produtos geniais”, reforça José Carlos, recordando também que o Pão Inovação, conhecido na Padaria como Pão 4S, foi criado em plena pandemia para ser oferecido a médicos e enfermeiros. Os 4S’s significam Saudável, Sustentável, Saboroso e Solidário. Este pão leva nozes, avelãs, vinho do Porto e outros ingredientes de deixar água na boca.
E parece que o génio por trás da massa sabe do que fala. A Padaria Dias já tinha levado para casa, em 2023, o troféu de melhor Pão Biológico e Nutricional do Mundo, no campeonato mundial de panificação, em Itália.
Na categoria Trigo, a vitória foi para a Rustica Bakery and Brunch, de Viseu, enquanto a Pastelaria Moinho Novo, de Tentúgal, foi a grande vencedora na categoria Broa.