Carolina Arruda, de 28 anos, ficou conhecida por partilhar nas redes sociais o seu dia a dia com neuralgia do trigémeo, uma doença rara que dá origem a uma das formas mais intensas de dor. A jovem brasileira admitiu ter falado com a filha, de 10 anos, sobre a possibilidade de recorrer à eutanásia. 

A influenciadora explicou, em entrevista, que vive com dores constantes há 10 anos e que enfrenta, por isso, crises diárias que dificultam as atividades do dia a dia e que não lhe permitiram criar a filha, que teve de ir viver com os bisavós quando tinha 1 ano de idade, segundo refere o Correio da Manhã.

Donos queriam eutanasiar um labrador de apenas 7 semanas  — mas o veterinário teve outros planos
Donos queriam eutanasiar um labrador de apenas 7 semanas — mas o veterinário teve outros planos
Ver artigo

A brasileira já passou por vários tratamentos, cirurgias e intervenções médicas. Alguns trouxeram-lhe um alívio parcial, outros não tiveram um efeito muito duradouro.  

Recentemente, recebeu um novo diagnóstico que se juntou à neuralgia: espondiloartrite axial, uma doença autoimune que provoca inflamação na coluna, regiões do tronco e articulações. Agora, as dores intensificaram-se e a sua capacidade de mobilidade ficou ainda mais reduzida.  

Em relação à conversa que teve com a filha, contou que a menina, apesar de muito jovem, mostrou empatia relativamente à condição da mãe e que entende que alguém em sofrimento extremo pode considerar a hipótese de recorrer à eutanásia. No entanto, a filha da influenciadora também manifestou medo e o desejo de que a mãe pense em outras alternativas. 

Diagnosticada desde os 16 anos, altura em que recuperava do dengue e foi afetada por fortes dores musculares, o estado de Carolina Arruda agravou-se de forma rápida e anormal, apesar de ter sido observada por 27 médicos. 

A mulher de 28 anos vive agora numa unidade de cuidados continuados, onde recebe tratamento específico para a sua doença. “Sempre fui cheia de sonhos, projetos e planos. A neuralgia tirou-me tudo. Eu era feliz. Eu amava a vida", desabafou. Ainda assim, quando pode, tenta manter contacto com os seus seguidores.