Já lá vai o tempo em que toda a gente desejava umas simples bolachas torradas ou com pepitas de chocolate para adoçar a gula. Há uma procura cada vez maior de alternativas mais equilibradas para lanches e snacks e isso reflete-se nas vendas da Mercadona, cujas bolachas de espelta e digestivas Hacendado, marca própria da rede de supermercados, têm sido um sucesso de vendas.
Ambas têm 0% por de açúcares adicionados, mas são feitas de forma diferente. As primeiras, de espelta, têm 100% de farinha deste cereal da moda, usado muitas vezes em alternativa às farinhas mais refinadas, uma vez que tem a vantagem de ser mais rico em proteínas e minerais, de acordo com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Já as bolachas digestivas, "destacam-se pelo seu sabor natural e pela sua textura", refere o Mercadona. Estas são as mais escoadas, com oito mil pacotes vendidos todos os dias, enquanto as bolachas de espelta quadruplicaram as vendas e todos os dias lá vão 6.500 pacotes para casa dos portugueses e espanhóis, onde a cadeia de supermercados também está instalada.
E, como é óbvio, não é por acaso que estas bolachas quase voam das prateleiras. Não há nenhum monstro das bolachas a abastecer-se no supermercado, mas sim clientes com vontade de trincar uma bolacha mais equilibrada a preços reduzidos.
Cada pacote (200g) de bolachas de espelta custa 1,35€ e as digestivas (400g) estão à venda por 1,30€.