O Pingo Doce acaba de lançar a sua própria linha de bolachas marinheiras. A marca do grupo Jerónimo Martins criou duas versões deste snack, clássicas e com sementes de chia, ambas com crocância e perfeitas para pestiscar entre refeições.

"Inspiradas na receita tradicional dos biscoitos que os marinheiros levavam nas longas viagens, as novas bolachas Marinheiras Pingo Doce são feitas com azeite virgem extra, sem adição de açúcar e são fonte de fibra", anuncia a marca em comunicado. O Pingo Doce adianta também que uma porção de três bolachas tem 82 calorias. A embalagem de 180 gramas custa 1,69€. 

Bolachas marinheiras com sementes de chia do Pingo Doce
Bolachas marinheiras com sementes de chia do Pingo Doce Bolachas marinheiras com sementes de chia do Pingo Doce

De acordo com a enciclopédia sobre comida "The Oxford Companion To Food", lançada em 1999 por Alan Davidson, as bolachas marinheiras surgiram na altura das viagens marítimas dos séculos XV e XVI, sendo um produto essencial da alimentação dos tripulantes das caravelas.

Também conhecidas como pães de mar, eram pães cozidos duas vezes para que o máximo de humidade fosse retirado do produto, o que prolongava o período de conservação. Cada tripulante tinha, segundo Davidson, direito a uma dose diária de 400 gramas e as bolachas eram embebidas em água para ficarem mais moles.