
Uma coisa é certa: os enchidos e os queijos nunca faltam nas mesas dos portugueses. Quer seja um chouriço assado ou um queijinho amanteigado, estas típicas iguarias são já conhecidas por fazerem desde sempre parte da gastronomia portuguesa, e ninguém (talvez só os que não gostam mesmo, vá) consegue resistir a um bom pedaço - e são tão típicos que até têm mesmo concursos nacionais para descobrir quais são os melhores.
O último, a 15.ª edição do Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses, aconteceu no passado dia 18 de fevereiro, elegendo assim os melhores dos melhores no que toca a esta iguaria. Promovidos pela QUALIFICA oriGIn Portugal, estes prémios têm sempre em conta várias provas cegas, a aparência da casca e da pasta do queijo, o seu aroma, a textura e, claro, o sabor, e uma das grandes vencedoras da noite foi a Queijaria Almeida, de Castelo Branco.
E quais foram, então, os prémios que conquistou? Para começar, nada mais nada menos que a estatueta de Melhor dos Melhores com o Queijo de Cabra Curado Queijaria Almeida, fazendo com que este seja, assim, o melhor queijo nacional até ao momento. Este é um queijo feito com leite cru de cabra, sal e coalho animal, sendo que a casca não é comestível e o revestimento contém pimentão. Além deste, também o Queijo de Ovelha e Cabra Curado e o Queijo da Beira Baixa DOP também foram distinguidos, desta vez com a medalha de ouro noutras duas categorias.
O primeiro, feito com uma combinação de leites de ovelha e cabra, é temperado com colorau e conta com uma textura mais firme, enquanto que o segundo, composto por leite cru de ovelha, sal e cardo, tem uma pasta mais dura e uma cor entre o amarelo e o laranja, podendo ser levemente picante e salgado. Já no campo das medalhas de prata, o Queijo da Beira Baixa DOP e o Queijo de Ovelha Curado, com um sabor intenso a leite de ovelha, foram os eleitos, sendo que o primeiro conquistou também uma medalha de bronze numa outra categoria.