Para comer o bolo que é considerado o melhor pelo Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português tem de ir até Aveiro, mais precisamente à Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, que ganhou o prémio "Melhor dos Melhores" na décima edição do concurso realizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém (CNEMA) e pela Qualifica/oriGIn Portugal.

E não é que a Flor de Aveiro revela o segredo para este feito? "O segredo do sucesso do nosso Bolo Rei está nos seus ingredientes, na dedicação e confeção cuidada, onde todo o seu processo é artesanal. A receita original é da Milu, onde se destaca a qualidade dos ingredientes e amor pelo que faz", refere a marca no site.

Bola de Berlim combina com Natal? Sim, e pode encontrar as do Pão da Vila ao lado do bolo-rei
Bola de Berlim combina com Natal? Sim, e pode encontrar as do Pão da Vila ao lado do bolo-rei
Ver artigo

Mas este bolo-rei não foi o único a ser avaliado no Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português: também levaram o prémio de ouro e prata alguns bolos rainha produzidos por todo o País, mas mais uma vez o primeiro lugar foi para a pastelaria em Aveiro. E não faltam razões. "De forma redonda, com um grande buraco no centro, é feito de uma massa fofa misturada com passas, sultanas, frutos secos. Apresenta um aspeto rústico, dado a mistura da massa com os frutos secos", diz a descrição do bolo  da Flor de Aveiro.

Bolo Rainha Flor de Aveiro
Bolo Rainha Flor de Aveiro créditos: flordeaveiro

Se não estiver perto de Aveiro para agarrar o "Melhor dos Melhores" Bolos Rei (25€) ou um dos melhores Bolos Rainha (26€)  — ou de Coimbra, cidade onde abriu em julho a Doce Meu, detida pela Flor de Aveiro —, revelamos os outros vencedores do concurso.

Uma vez que o bolo-rei é odiado por muitos (que nem convertido em torradas com manteiga são capazes de comer), a este íconde dos doces natalícios juntaram-se  outras alternativas que fazem furor nas mesas das festividades. O bolo rainha é um dos exemplos, bem como o bolo-rei escangalhado, que também foi avaliado no concurso. 

Revelamos os premiados com ouro, prata e bronze nas três categorias para arrasar este ano na mesa de Natal.

Bolo-Rei

Melhor dos Melhores

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Medalha de Bronze

  • Tertúlia Popular — Coimbra

Bolo Rainha

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Bolo Rei Escangalhado

Medalha de Ouro

Medalhas de Prata

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.